3Estehaviaperguntadoaosseusoficiais: “PoracasovocêsnãosabemqueRamote-Gileadenospertence e aindaassimnãoestamosfazendonadapararetomá-la do rei da Síria?”
4Entãoperguntou a Josafá: “IráscomigolutarcontraRamote-Gileade?” Josafárespondeu ao rei de Israel: “Soucomo tu, e meupovo é como o teupovo, e os meuscavalossãocomo se fossemteus”.
6Então o rei de Israelreuniuquatrocentosprofetas e lhesperguntou: “Devo ir à guerracontraRamote-Gileade, ou não?” Elesresponderam: “Sim, pois o Senhor a entregaránasmãos do rei”.
8 O rei de Israelrespondeu a Josafá: “Ainda há um homempormeio de quempodemosconsultar o SENHOR, mas eu o odeio, porquenuncaprofetizacoisasboas a meurespeito, massemprecoisasruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O reinãodeveriadizerisso”, Josafárespondeu.
10Usandovestesreais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavamsentados em seustronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetasestavamprofetizando em transediantedeles.
11 E Zedequias, filho de Quenaaná, tinhafeitochifres de ferro e declarou: “Assimdiz o SENHOR: ‘Comesteschifres tu ferirás os arameusatéquesejamdestruídos’ ”.
15Quandoelechegou, o reilheperguntou: “Micaías, devemos ir à guerracontraRamote-Gileade, ou não?” Elerespondeu: “Ataca, e serásvitorioso, pois o SENHOR a entregaránasmãos do rei”.
17EntãoMicaíasrespondeu: “Vi todo o Israelespalhadopelascolinas, comoovelhassempastor, e ouvi o SENHORdizer: ‘Estesnãotêmdono. Cada um volteparacasa em paz’ ”.
20 E o SENHORdisse: ‘QuemenganaráAcabeparaqueataqueRamote-Gileade e morra lá?’ “E um sugeriaumacoisa, outrosugeriaoutra,21atéque, finalmente, um espíritoapresentou-se diante do SENHOR e disse: ‘Eu o enganarei’.
22 “ ‘De quemaneira?’, perguntou o SENHOR. “Elerespondeu: ‘Irei e serei um espíritomentiroso na boca de todos os profetas do rei’. “Disse o SENHOR: ‘Vocêconseguiráenganá-lo; vá e engane-o’.
24EntãoZedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se, deu um tapa no rosto de Micaías e perguntou: “Porqualcaminhofoi o espírito da parte do SENHOR, quandosaiu de mimparafalar a você?”
26 O reientãoordenou: “EnviemMicaías de volta a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei,27 e digam: Assimdiz o rei: ‘Ponhamestehomem na prisão a pão e água, atéque eu volte em segurança’ ”.
30 E o rei de Israeldisse a Josafá: “Entrareidisfarçado em combate, mas tu, usa as tuasvestesreais”. O rei de Israeldisfarçou-se, e ambosforampara o combate.
31 O rei da Síriahaviaordenadoaosseustrinta e doischefes de carros de guerra: “Nãolutemcontraninguém, sejasoldadosejaoficial, senãocontra o rei de Israel”.
32Quando os chefesdoscarrosviramJosafá, pensaram: “É o rei de Israel”, e o cercaramparaatacá-lo, masJosafágritou,33 e, quando os comandantesdoscarrosviramquenãoera o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
34 De repente, um soldadodisparouseuarco ao acaso e atingiu o rei de Israelentre os encaixes da suaarmadura. Então o reidisse ao condutor do seucarro: “Tire-me do combate. Fuiferido!”
35 A batalhafoiviolentadurantetodo o dia e, assim, o reitevequeenfrentar os arameus em pé no seucarro. O sangue de seuferimentoficouescorrendoaté o piso do carro de guerra, e, ao cair da tarde, elemorreu.
38Lavaram o seucarro de guerranumaçude em Samariaonde as prostitutas se banhavam, e os cãeslamberam o seusangue, conforme a palavra do SENHORhaviadeclarado.
39 Os demaisacontecimentos do reinado de Acabe, e tudo o quefez, o palácioqueconstruiucomrevestimento de marfim, e as cidadesquefortificou, tudoestáescritonosregistroshistóricosdosreis de Israel.
43 Em tudoandounoscaminhos de seupai, Asa, e não se desvioudeles; fez o que o SENHORaprova. Contudo, nãoacaboucom os altaresidólatras, nosquais o povocontinuou a oferecersacrifícios e a queimarincenso.
Nenhum comentário ainda.