2 O reisubiu à casa do SENHOR, e comeletodos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menoraté ao maior; e leuaosouvidosdelestodas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do SENHOR.
3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliançaperante o SENHOR, paraseguirem o SENHOR, e guardarem os seusmandamentos, os seustestemunhos e os seusestatutos, comtodo o coração e comtoda a alma, confirmando as palavrasdestaaliança, queestavamescritasnaquelelivro; e todo o povoapoiouestaaliança.
4 E o reimandou ao sumosacerdoteHilquias, aossacerdotes da segundaordem, e aosguardas do umbral da porta, quetirassem do templo do SENHORtodos os vasosque se tinhamfeitoparaBaal, para o bosque e paratodo o exércitodoscéus e os queimoufora de Jerusalém, noscampos de Cedrom e levou as cinzasdeles a Betel.
5Tambémdestituiu os sacerdotesque os reis de Judáestabeleceramparaincensaremsobre os altosnascidades de Judá e ao redor de Jerusalém, comotambém os quequeimavamincenso a Baal, ao sol, à lua, e aosplanetas, e a todo o exércitodoscéus.
6Tambémtirou da casa do SENHOR o ídolo do bosquelevando-o parafora de Jerusalématé ao ribeiro de Cedrom, e o queimoujunto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturasdosfilhos do povo.
8 E a todos os sacerdotestrouxedascidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotesqueimavamincenso, desdeGebaatéBerseba; e derrubou os altosqueestavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, queestava à esquerdadaquelequeentravapelaporta da cidade.
11Tambémtirou os cavalosque os reis de Judátinhamdedicado ao sol, à entrada da casa do SENHOR, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, queestava no recinto; e os carros do solqueimou a fogo.
12Também o reiderrubou os altaresqueestavamsobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judátinhamfeito, comotambém o reiderrubou os altaresquefizeraManassésnosdoisátrios da casa do SENHOR; e esmiuçados os tiroudali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O reiprofanoutambém os altosqueestavamdefronte de Jerusalém, à mãodireita do monte de Masite, os quaisedificaraSalomão, rei de Israel, a Astarote, a abominaçãodossidônios, e a Quemós, a abominaçãodosmoabitas, e a Milcom, a abominaçãodosfilhos de Amom.
15 E também o altarqueestava em Betel, e o altoquefezJeroboão, filho de Nebate, comquetinhafeitoIsraelpecar, essealtarderruboujuntamentecom o alto; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o ídolo do bosque.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturasqueestavamali no monte; e mandoutirar os ossosdassepulturas, e os queimousobreaquelealtar, e assim o profanou, conforme a palavra do SENHOR, queprofetizara o homem de Deus, quandoanunciouestaspalavras.
17Entãodisse: Que é estemonumentoquevejo? E os homens da cidadelhedisseram: É a sepultura do homem de Deusqueveio de Judá, e anunciouestascoisasquefizestecontraestealtar de Betel.
19DemaisdistotambémJosiastiroutodas as casasdosaltosquehavianascidades de Samaria, e que os reis de Israeltinhamfeitoparaprovocarem à ira o SENHOR; e lhesfezconformetodos os atosquetinhafeito em Betel.
22Porquenunca se celebroutalpáscoacomoestadesde os diasdosjuízesquejulgaram a Israel, nem em todos os diasdosreis de Israel, nemtampoucodosreis de Judá.
24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominaçõesque se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpouJosias, paraconfirmar as palavras da lei, queestavamescritas no livroque o sacerdoteHilquiasachara na casa do SENHOR.
25 E antesdelenãohouvereisemelhante, que se convertesse ao SENHORcomtodo o seucoração, comtoda a suaalma e comtodas as suasforças, conformetoda a lei de Moisés; e depoisdelenunca se levantououtrotal.
27 E disse o SENHOR: Também a Judáhei de tirar de diante da minhaface, comotirei a Israel, e rejeitareiestacidade de Jerusalémqueescolhi, comotambém a casa de quedisse: Estaráali o meunome.
29NosseusdiassubiuFaraóNeco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rioEufrates; e o reiJosiaslhefoi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.
30 E seusservos, numcarro, o levarammorto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na suasepultura; e o povo da terratomou a Joacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seupai.
31TinhaJoacazvinte e trêsanos de idadequandocomeçou a reinar, e trêsmesesreinou em Jerusalém; e era o nome de suamãeHamutal, filha de Jeremias, de Libna.
33PorémFaraóNeco o mandouprender em Ribla, em terra de Hamate, paraquenãoreinasse em Jerusalém; e à terraimpôspena de cemtalentos de prata e um talento de ouro.
34TambémFaraóNecoconstituiurei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seupaiJosias, e lhemudou o nomeparaJeoiaquim; porém a Joacaztomouconsigo, e foi ao Egito, e morreuali.
35 E Jeoiaquimdeuaquelaprata e aqueleouro a Faraó; porémtributou a terra, paradaressedinheiroconforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a suaavaliaçãoexigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a FaraóNeco.
36TinhaJeoiaquimvinte e cincoanos de idadequandocomeçou a reinar, e reinouonzeanos em Jerusalém; e era o nome de suamãeZebida, filha de Pedaías, de Ruma.
Nenhum comentário ainda.