2Subiu o rei à casa do Senhor, e comeletodos os homens de Judá, todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas, e todo o povo, desde o menoraté o maior; e leuaosouvidosdelestodas as palavras do livro do pacto, queforaencontrado na casa do Senhor.
3Então o rei, pondo-se em pé junto à coluna, fez um pactoperante o Senhor, de andarcom o Senhor, e guardar os seusmandamentos, os seustestemunhos e os seusestatutos, de todo o coração e de toda a alma, confirmando as palavrasdestepacto, queestavamescritasnaquelelivro; e todo o povoesteveporestepacto.
4Também o reimandou ao sumosacerdoteHilquias, e aossacerdotes da segundaordem, e aosguardas da entrada, quetirassem do templo do Senhortodos os vasosquetinhamsidofeitosparaBaal, e para a Asera, e paratodo o exército do céu; e os queimoufora de Jerusalém, noscampos de Cedrom, e levou as cinzasdelesparaBetel.
5Destituiu os sacerdotesidólatrasque os reis de Judáhaviamconstituídoparaqueimaremincensosobre os altosnascidades de Judá, e ao redor de Jerusalém, comotambém os quequeimavamincenso a Baal, ao sol, à lua, aosplanetas, e a todo o exército do céu.
6Tirou da casa do Senhor a Asera e, levando-a parafora de Jerusalématé o ribeiro de Cedrom, ali a queimou e a reduziu a pó, e lançou o pó sobre as sepulturasdosfilhos do povo.
8Tiroudascidades de Judátodos os sacerdotes, e profanou os altos em que os sacerdotesqueimavamincensodesdeGebaatéBerseba; e derrubou os altosqueestavam às portasjunto à entrada da porta de Josué, o chefe da cidade, à esquerdadaquelequeentravapelaporta da cidade.
11Tirou os cavalosque os reis de Judátinhamconsagrado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara do camareiroNatã-Meleque, a qualestava no recinto; e os carros do solqueimou a fogo.
12Também o reiderrubou os altaresqueestavamsobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judátinhamfeito, comotambém os altaresqueManassésfizeranosdoisátrios da casa do Senhor; e, tendo-os esmigalhado, os tiroudali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O reiprofanoutambém os altosqueestavam ao oriente de Jerusalém, à direita do Monte de Corrupção, os quaisSalomão, rei de Israel, edificara a Astarote, abominaçãodossidônios, a Quemós, abominaçãodosmoabitas, e a Milcom, abominaçãodosfilhos de Amom.
15Igualmente o altarqueestava em Betel, e o altofeitoporJeroboão, filho de Nebate, quefizeraIsraelpecar, essealtar e o altoele os derrubou; queimando o alto, reduziu-o a pó, e queimou a Asera.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturasqueestavamali no monte, e mandoutirar os ossosdassepulturas e os queimousobreaquelealtar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhorproclamadapelohomem de Deusquepredisseraestascoisas.
17Entãoperguntou: Quemonumento é estequevejo? Responderam- lhe os homens da cidade: É a sepultura do homem de Deusqueveio de Judá e predisseestascoisasqueacabas de fazercontraestealtar de Betel.
19Josiastiroutambémtodas as casasdosaltosquehavianascidades de Samária, e que os reis de Israeltinhamfeitoparaprovocarem o Senhor à ira, e lhesfezconformetudo o quehaviafeito em Betel.
20 E a todos os sacerdotesdosaltosqueencontrouali, ele os matousobre os respectivosaltares, ondetambémqueimouossos de homens; depoisvoltou a Jerusalém.
24Alémdisso, os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos e todasabominaçõesque se viam na terra de Judá e em Jerusalém, Josias os extirpou, paraconfirmar as palavras da lei, queestavamescritas no livroque o sacerdoteHilquiasachara na casa do Senhor.
25Ora, antesdelenãohouvereiquelhefossesemelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seucoração, e de toda a suaalma, e de todas as suasforças, conformetoda a lei de Moisés; e depoisdelenunca se levantououtrosemelhante.
27 E disse o Senhor: Também a Judáhei de remover de diante da minhaface, comoremovi a Israel, e rejeitareiestacidade de Jerusalémqueelegi, comotambém a casa da qual eu disse: Estaráali o meunome.
29NosseusdiassubiuFaraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rioEufrates. E o reiJosiaslhefoi ao encontro; e Faraó-Neco o matou em Megido, logoque o viu.
30 De Megido os seusservos o levarammortonumcarro, e o trouxeram a Jerusalém, onde o sepultaram no seusepulcro. E o povo da terratomou a Jeoacaz, filho de Josias, ungiram-no, e o fizeramrei em lugar de seupai.
33Ora, Faraó-Necomandouprendê-lo em Ribla, na terra de Hamate, paraquenãoreinasse em Jerusalém; e à terraimpôs o tributo de cemtalentos de prata e um talento de ouro.
34TambémFaraó-Necoconstituiurei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seupai, e lhemudou o nome em Jeoiaquim; porémlevouconsigo a Jeoacaz, queconduzido ao Egito, alimorreu.
35 E Jeoiaquimdeu a Faraó a prata e o ouro; porémimpôs à terraumataxa, paraforneceressedinheiroconforme o mandado de Faraó. Exigiu do povo da terra, de cada um segundo a suaavaliação, prata e ouro, para o dar a Faraó-Neco.
Nenhum comentário ainda.