1 O reiJosiasordenouquetodos os líderes de Judá e de Jerusalém se reunissemcomele,2 e elesforamtodosjuntosaté o Templo, acompanhadospelossacerdotes, pelosprofetas e portodo o resto do povo, tanto os maisimportantescomo os maishumildes. Então o reileudiantedelestodo o Livro da Aliançaquehaviasidoachado no Templo.
3Eleficouperto da colunareal, em pé, e fezcomDeus, o SENHOR, umaaliançapelaqualeleslheobedeceriam e guardariam as suasleis e mandamentoscomtodo o coração e comtoda a alma. E tambémcumpririamtudo o que a aliançamandavafazer, comoestavaescrito no livro. E todo o povoprometeucumprir a aliança.
4EntãoJosiasordenou a Hilquias, o GrandeSacerdote, aossacerdotes-ajudantes e aosguardasqueestavam de serviço na entrada do Temploquetirassemparafora do Templotodos os objetosusados na adoração do deusBaal, da deusaAserá e dasestrelas. O reiqueimoutodosessesobjetosfora da cidade, perto do vale do Cedrom, e mandouquelevassem as cinzasparaBetel.
5Retirou do serviço os sacerdotespagãosque os reis de Judáhaviamnomeadoparaoferecersacrifíciossobre os altaresdedicadosaosídolos, nascidades de Judá e noslugares de perto de Jerusalém. Tambémretiroutodos os sacerdotesqueofereciamsacrifícios ao deusBaal, ao sol, à lua, aosplanetas e às estrelas.
6Eleretirou do Templo o poste da deusaAserá e o levouparafora da cidade, para o vale do Cedrom. Aliele o queimou e fezvirarcinza, queespalhou no cemitériopúblico.
8 O reiJosiaslevouparaJerusalém os sacerdotesqueestavamnascidades de Judá e, portodo o país, desdeGebaatéBerseba, eleprofanou os altaresondeessessacerdoteshaviamoferecidosacrifícios. O reitambémderrubou os altaresdedicadosaosdemônios do deserto. Essesaltaresficavamperto do portãoconstruídoporJosué, o governador da cidade. O portãoficava à esquerda de quementrava na cidadepeloportãoprincipal.
10 O reiJosiastambémprofanouTofete, o lugarpagão de adoraçãoqueficava no vale do Hinom, paraqueninguémqueimasse o seufilho ou filhacomosacrifício ao deusMoloque.
11Eletambémretirou os cavalosque os reis de Judáhaviamdedicado à adoração do sol e queimou os carrosusadosnessaadoração. Essescarrosficavamguardados no pátio do Templo, perto do portão e perto do quarto de Natã-Meleque, um altofuncionário.
12 O reiJosiasderrubou os altaresque os reis de Judáhaviamconstruído no terraço do palácio, sobre a sala do reiAcaz, e tambémdestruiu os altaresconstruídospeloreiManassésnosdoispátios do Templo. Ele os fez em pedaços e jogou no vale do Cedrom.
13Josiasprofanoutambém os altaresque o reiSalomãohaviaconstruído a leste de Jerusalém, ao sul do montedasOliveiras , para a adoração de Astarote, a nojentadeusadossidônios, para a adoração de Quemos, o nojentodeusdosmoabitas, e para a adoração de Moloque, o nojentodeusdosamonitas.
15Josiastambémderrubou o lugar de adoraçãoqueficava em Betel e quehaviasidoconstruídopeloreiJeroboão, filho de Nebate, quetinhafeito o povo de Israelpecar. Josiasderrubou o altar, quebrou as suaspedras em pedaços e as esmigalhouatévirarem pó. Eletambémqueimou o poste da deusaAserá.
16EntãoJosiasolhou em redor e viualgumassepulturasali no morro; mandouquetirassemdelas os ossos e os queimousobre o altar. Dessamaneiraeleprofanou o altar, fazendoaquiloque o profetatinhaditoque ia acontecer, isso há muitotempo, quando o reiJeroboãoestavaperto do altar, duranteumafesta. O reiJosiasolhou em redor e viu a sepultura do profetaquehaviafeitoaquelaprofecia.
17Entãoperguntou: — Quesepultura é esta? O povo de Betelrespondeu: — É a sepultura do profetaqueveio de Judá e profetizou as coisasque o senhoracabou de fazercomestealtar.
18 — Deixem a sepulturacomoestá! — ordenouJosias. — Nãomexamnosossosdele. E assim os ossosdaqueleprofetaficaramjuntocom os ossos do profetaquetinhavindo de Samaria.
19 Em todas as cidades de Israel, Josiasderruboutodos os lugarespagãos de adoraçãoquehaviamsidoconstruídospelosreis de Israel e quehaviamprovocado a ira do SENHOR. Comtodosessesaltareselefezaquiloquehaviafeito em Betel.
20 E tambémmatoutodos os sacerdotespagãossobre os altaresondeeleshaviamoferecidosacrifícios e queimouossos de gente em todos os altares. DepoisvoltouparaJerusalém.
24 A fim de cumprir as leisescritas no livroqueHilquias, o GrandeSacerdote, haviaachado no Templo, o reiJosiasretirou de Jerusalém e do resto de Judátodos os médiuns e adivinhos e todos os deuses do lar, os ídolos e todos os outrosobjetos de adoraçãopagã.
25Nãohouveantesnenhumreicomoele, queservisse a Deus, o SENHOR, comtodo o seucoração, mente e força, obedecendo a toda a Lei de Moisés; e depoisnuncahouveoutroreiigual a ele.
27 O SENHORdisse: — Eu fareicomJudá o mesmoquefizcomIsrael: expulsarei da minhapresença o povo de Judá e rejeitareiJerusalém, a cidadequeescolhi, e o Templo, o lugaronde eu dissequeseriaadorado.
29Durante o reinado de Josias, FaraóNeco, rei do Egito, levou o seuexércitoaté o rioEufratesparaajudar o rei da Assíria. O reiJosiassaiuparalutarcontra o reiNeco, em Megido, e foimorto em batalha.
30 Os seusoficiaispuseram o corpodelenumcarro de guerra e o levaram de voltaparaJerusalém, ondefoisepultado no seutúmulo. O povo de JudáescolheuJoacaz, filho de Josias, e o ungiucomorei em lugar do seupai.
31Joacaztinhavinte e trêsanos de idadequando se tornourei de Judá. Elegovernoutrêsmeses em Jerusalém. A mãedele se chamavaHamutal e erafilha de Jeremias, da cidade de Libna.
33 O seureinadoacabouquando o reiNecomandouprendê-lo em Ribla, na terra de Hamate, e obrigou o povo de Judá a entregartrêsmil e quatrocentosquilos de prata e trinta e quatroquilos de ouro.
34FaraóNecopôsEliaquim, filho de Josias, comorei de Judá, no lugar de Josias, o seupai, e mudou o nomedeleparaJeoaquim. JoacazfoilevadopeloreiNecopara o Egito e morreuali.
35 O reiJeoaquimcobrou do povo um imposto de acordocom as possesdeles, a fim de juntar a prata e o ouronecessáriosparapagar o que o rei do Egitohaviaexigido.
36Jeoaquimtinhavinte e cincoanos de idadequando se tornourei de Judá. Elegovernouonzeanos em Jerusalém. A mãedele se chamavaZebida e erafilha de Pedaías, da cidade de Ruma.
Nenhum comentário ainda.