2 Em seguida o reisubiu ao templo do SENHORacompanhadoportodos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dosmaissimplesaosmaisimportantes. Paratodos o reileu em altavoztodas as palavras do Livro da Aliançaquehaviasidoencontrado no templo do SENHOR.
3 O reicolocou-se junto à colunareal e, na presença do SENHOR, fezumaaliança, comprometendo-se a seguir o SENHOR e a obedecer de todo o coração e de toda a almaaosseusmandamentos, aosseuspreceitos e aosseusdecretos, confirmandoassim as palavras da aliançaescritasnaquelelivro. Entãotodo o povo se comprometeucom a aliança.
4 O reideuordens ao sumosacerdoteHilquias, aossacerdotesauxiliares e aosguardasdasportasqueretirassem do templo do SENHORtodos os utensíliosfeitosparaBaal e Aserá e paratodos os exércitoscelestes. Ele os queimoufora de Jerusalém, noscampos do vale de Cedrom e levou as cinzasparaBetel.
5 E eliminou os sacerdotespagãosnomeadospelosreis de Judáparaqueimaremincensonosaltaresidólatrasdascidades de Judá e dosarredores de Jerusalém, aquelesquequeimavamincenso a Baal, ao Sol e à Lua, às constelações e a todos os exércitoscelestes.
6Tambémmandoulevar o postesagrado do templo do SENHORpara o vale de Cedrom, fora de Jerusalém, paraserqueimado e reduzido a cinzas, queforamespalhadassobre os túmulos de um cemitériopúblico.
8Josiastrouxetodos os sacerdotesdascidades de Judá e, desdeGebaatéBerseba, profanou os altaresonde os sacerdoteshaviamqueimadoincenso. Derrubou os altaresidólatrasjunto às portas, inclusive o altar da entrada da porta de Josué, o governador da cidade, quefica à esquerda da porta da cidade.
11Acaboucom os cavalos, que os reis de Judátinhamconsagrado ao Sol, e queficavam na entrada do templo do SENHOR, perto da sala de um oficialchamadoNatã-Meleque. Tambémqueimou as carruagensconsagradas ao Sol.
12Derrubou os altaresque os seusantecessoreshaviamerguido no terraço, em cima do quartosuperior de Acaz, e os altaresqueManasséshaviaconstruídonosdoispátios do templo do SENHOR. Retirou-os dali, despedaçou-os e atirou o entulho no vale de Cedrom.
13 O reitambémprofanou os altaresqueficavam a leste de Jerusalém, ao sul do monte da Destruição , os quaisSalomão, rei de Israel, haviaconstruídoparaAstarote, a detestáveldeusadossidônios, paraCamos, o detestáveldeus de Moabe, e paraMoloque, o detestáveldeus do povo de Amom.
15Até o altar de Betel, o altaridólatraedificadoporJeroboão, filho de Nebate, quelevouIsrael a pecar; atéaquelealtar e o seusantuárioele os demoliu. Queimou o santuário e o reduziu a pó, queimandotambém o postesagrado.
16QuandoJosiasolhou em volta e viu os túmulosquehavia na encosta da colina, mandouretirar os ossosdostúmulos e queimá-los no altar a fim de contaminá-lo, conforme a palavra do SENHORproclamadapelohomem de Deusquepredisseessascoisas.
17 O reiperguntou: “Quemonumento é estequeestouvendo?” Os homens da cidadedisseram: “É o túmulo do homem de Deusqueveio de Judá e proclamouestascoisasque tu fizeste ao altar de Betel”.
19Comohaviafeito em Betel, Josiastirou e profanoutodos os santuáriosidólatrasque os reis de Israelhaviamconstruídonascidades de Samaria e queprovocaram a ira do SENHOR.
24Alémdisso, Josiaseliminou os médiuns, os queconsultavamespíritos, os ídolos da família, os outrosídolos e todas as outrascoisasrepugnantesquehavia em Judá e em Jerusalém. Elefezissoparacumprir as exigências da Leiescritas no livroque o sacerdoteHilquiashaviadescoberto no templo do SENHOR.
25Nemantesnemdepois de Josiashouve um reicomoele, que se voltassepara o SENHOR de todo o coração, de toda a alma e de todas as suasforças, de acordocomtoda a Lei de Moisés.
27Porisso o SENHORdisse: “TambémretirareiJudá da minhapresença, talcomoretireiIsrael, e rejeitareiJerusalém, a cidadequeescolhi, e estetemplo, do qual eu disse: ‘Aliporei o meunome’ ”.
29Durante o seureinado, o faraóNeco, rei do Egito, avançouaté o rioEufrates ao encontro do rei da Assíria. O reiJosiasmarchouparacombatê-lo, mas o faraóNeco o enfrentou e o matou em Megido.
30 Os oficiais de Josiaslevaram o seucorpo de MegidoparaJerusalém e o sepultaram em seuprópriotúmulo. O povotomouJeoacaz, filho de Josias, ungiu-o e o proclamourei no lugar de seupai.
31Jeoacaztinhavinte e trêsanos de idadequandocomeçou a reinar e reinoutrêsmeses em Jerusalém. O nome de suamãeeraHamutal, filha de Jeremias; elaera de Libna.
33 O faraóNeco o prendeu em Ribla, na terra de Hamate, de modoquenãomaisreinou em Jerusalém. O faraótambémimpôs a Judá um tributo de trêstoneladas e meia de prata e trinta e cincoquilos de ouro.
34ColocouEliaquim, filho de Josias, comorei no lugar do seupai, Josias, e mudou o nome de EliaquimparaJeoaquim. MaslevouJeoacazconsigopara o Egito, ondeelemorreu.
35Jeoaquimpagou ao faraóNeco a prata e o ouro. Mas, paracumprir as exigências do faraó, Jeoaquimimpôstributos ao povo, cobrando a prata e o ouro de cada um conformesuasposses.
36Jeoaquimtinhavinte e cincoanos de idadequandocomeçou a reinar e reinouonzeanos em Jerusalém. O nome de suamãeeraZebida, filha de Pedaías; elaera de Ruma.
Nenhum comentário ainda.