2Então o reisubiu ao templo do SENHORcom os sacerdotes e os profetas e comtodo o povo de Judá e de Jerusalém, dosmaissimplesaté os maisimportantes. Leuparaelestodo o Livro da Aliançaencontrado no templo do SENHOR.
3 O reificou em pé no lugar de honrajunto à coluna e renovou a aliança na presença do SENHOR. Comprometeu-se a obedecer ao SENHOR e a cumprirseusmandamentos, preceitos e decretos de todo o coração e de toda a alma. Confirmou, dessemodo, os termos da aliançaescritos no livro, e todo o povo se comprometeucom a aliança.
4 Em seguida, o reideuordens ao sumosacerdoteHilquias, aossacerdotesauxiliares e aosguardasdasportas do temploparaqueremovessem do templo do SENHORtodos os utensíliosusadospara o culto a Baal, a Aserá e a todos os astros do céu. Mandouqueimartudofora de Jerusalém, nosterraços do vale de Cedrom, e levou as cinzasparaBetel.
5Eliminou os sacerdotesidólatrasnomeadosporreisanteriores de Judá, poishaviamoferecidosacrifíciosnossantuáriosidólatras em todo o território de Judá e nosarredores de Jerusalém. Tambémhaviamoferecidosacrifícios a Baal, ao sol, à lua, às constelações e a todos os astrosdoscéus.
6Removeu do templo do SENHOR o poste de Aserá e o levouparafora de Jerusalém, para o vale de Cedrom, onde o queimou. Depois, moeu as cinzas do poste e lançou o pó sobre os túmulos do povo.
8JosiastrouxeparaJerusalémtodos os sacerdotesquemoravam em outrascidades de Judá. Profanou os santuáriosidólatras, ondehaviamqueimadoincenso, desdeGebaatéBerseba. Destruiu os santuários na entrada da porta de Josué, governador de Jerusalém, à esquerda de quementrapelaporta da cidade.
9 Os sacerdotesquehaviamservidonossantuáriosidólatrasnãotinhampermissão de servir no altar do SENHOR, em Jerusalém, maspodiamcomerdospãessemfermentojuntocom os outrossacerdotes.
10 O reiprofanou o altar de Tofete, no vale de Ben-Hinom, a fim de queninguémmaispudesseusá-lo parasacrificar no fogo um filho ou umafilhacomooferta a Moloque.
11Removeu da entrada do templo do SENHOR as estátuas de cavalosque os reisanteriores de Judáhaviamdedicado ao sol. Ficavamperto do alojamento do eunucoNatã-Meleque, oficial do templo. O reitambémqueimou os carros de guerraconsagrados ao sol.
12Derrubou os altaresque os reis de Judáhaviamconstruído no terraço do palácio, sobre a sala de Acaz. Destruiu os altaresqueManasséshaviaconstruídonosdoispátios do templo do SENHOR. Despedaçou-os e espalhou o entulho no vale do Cedrom.
13 O reitambémprofanou os santuáriosidólatras a leste de Jerusalém, ao sul do monte da Corrupção, queSalomão, rei de Israel, haviaconstruídoparaAstarote, a repulsivadeusadossidônios, e paraCamos, o repulsivodeusdosmoabitas, e paraMoloque, o repugnantedeusdosamonitas.
15 O reitambémdemoliu o altar em Betel, o santuárioidólatraqueJeroboão, filho de Nebate, haviaconstruídoquandolevouIsrael a pecar. Queimou o santuário e o reduziu a pó e queimou o poste de Aserá.
16EntãoJosiasolhou ao redor e viuváriassepulturas na encosta do monte. Mandouretirar os ossosdassepulturas e os queimou no altar em Betelparaprofaná-lo. Tudoissoaconteceuexatamentecomo o SENHORhaviaanunciadopormeio do homem de Deus, quandoJeroboãoestavajunto ao altardurante a festa. Depois, Josias se voltou e viu o túmulo do homem de Deusquehaviapreditoessascoisas.
17 “Quemonumento é aqueleali?”, o reiperguntou. E o povo da cidadelhedisse: “É o túmulo do homem de Deusqueveio de Judá e anunciouexatamente o que o senhoracaba de fazer ao altar em Betel!”.
19EntãoJosiasdemoliutodos os santuáriosidólatrasnascidades de Samaria, comohaviafeito em Betel. Tinhamsidoconstruídospelosreis de Israel e haviamprovocado a ira do SENHOR.
24Josiastambémexterminou os médiuns e os praticantes de ocultismo, os ídolos do lar, os ídolos em geral e todaespécie de práticarepulsivatanto em Jerusalémcomo em todo o território de Judá. Fezisso em obediência às leisescritas no livroque o sacerdoteHilquiashaviaencontrado no templo do SENHOR.
25Nuncaanteshouve um reicomoJosias, que se voltassepara o SENHOR de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças, e obedecesse a toda a lei de Moisés. E nuncamaishouve um reicomoele.
27Pois o SENHORdisse: “TambémexpulsareiJudá de minhapresença, comoexpulseiIsrael. E rejeitareiJerusalém, a cidadequeescolhi, e o temploondemeunomedeveriaserhonrado”.
29Durante o reinado de Josias, o faraóNeco, rei do Egito, foi ao rioEufratesdarapoio ao rei da Assíria. O reiJosias e seuexércitosaíramparalutarcontraele, mas o faraó o matouquando se enfrentaram em Megido.
30 Os oficiais de Josiaslevaramseucorpo de voltanumcarro, de MegidoparaJerusalém, e o sepultaram em seuprópriotúmulo. Então o povoungiuJeoacaz, filho de Josias, e o proclamourei.
33 O faraóNecoprendeuJeoacaz em Ribla, na terra de Hamate, paraimpedirquereinasse em Jerusalém. TambémexigiuqueJudápagasse um tributo de 3.500 quilos de prata e 35 quilos de ouro.
34 Em seguida, o faraóNecoescolheuEliaquim, outrofilho de Josias, comosucessor de seupai e mudou o nomedeleparaJeoaquim. Jeoacazfoilevadocomoprisioneiropara o Egito, ondemorreu.
35 A fim de obter o ouro e a prataque o faraóNecohaviaexigidocomotributo, Jeoaquimcobroudoshabitantes de Judá um impostoproporcional às posses de cada um.
Nenhum comentário ainda.