2 O reisubiu à Casa de Jeová, e, comele, todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, tantopequenoscomograndes; e leuaosouvidosdelestodas as palavras do livro da Aliança, queforaachado na Casa de Jeová.
3 O reipôs-se em pé junto à coluna e fezaliançacomJeová, paraandaratrásdele e guardar os seusmandamentos, os seustestemunhos e os seusestatutos, de todo o seucoração e de toda a suaalma, paraconfirmar as palavrasdestaaliançaqueestavamescritasnestelivro; e todo o povoestevepelaaliança.
4 O reiordenou ao sumosacerdoteHilquias, e aossacerdotes da segundaordem, e aosguardas da portaquetirassem do templo de Jeovátodos os vasosquetinhamsidofeitosparaBaal, e para a Aserá, e paratodo o exército do céu; queimou-os fora de Jerusalém, noscampos de Cedrom e levou a cinzadelesparaBetel.
5Aboliutambém os sacerdotesidólatras, queforamconstituídospelosreis de Judáparaqueimaremincensonosaltosnascidades de Judá e noslugares em torno de Jerusalém, comotambém os quequeimavamincenso a Baal, ao sol, à lua, aosplanetas e a todo o exército do céu.
6Tirou da Casa de Jeová a Aserá, quelevouparafora de Jerusalém, à torrente de Cedrom, junto da qual a queimou e a reduziu a pó, quelançousobre as sepulturas do vulgacho.
8Dascidades de Judátiroutodos os sacerdotes, e profanou os altos em que os sacerdoteshaviamqueimadoincenso, desdeGebaatéBerseba, e derrubou os altosdasportasqueestavamjunto à entrada da porta de Josué, governador da cidade, e ficavam à esquerda da porta da cidade.
11Tirou os cavalosque os reis de Judátinhamconsagrado ao sol, à entrada da Casa de Jeová, perto da câmara do camareiroNatã-Meleque, a qualficaranosrecintos; e queimou a fogo os carros do sol.
12 O reiderrubou os altaresqueestavamsobre o teto da câmaraalta de Acaz, os quais os reis de Judáhaviamfeito, e os altaresqueManasséstinhafeitonosdoisátrios da Casa de Jeová, e, correndodali, lançou o pó deles na torrente de Cedrom.
13 O reitambémprofanou os altosqueestavamdefronte de Jerusalém, à direita do monte de Corrupção, queSalomão, rei de Israel, tinhaedificadoparaAstarote, abominaçãodossidônios, e paraCamos, abominação de Moabe, e paraMilcom, abominaçãodosfilhos de Amom.
15 O altarqueestava em Betel, e o altoquetinhaedificadoJeroboão, filho de Nebate, quefezpecar a Israel, mesmoaquelealtar e o alto, ele os derribou; queimou o alto, e reduziu-o a pó, e queimou a Aserá.
16 Ao voltar-se Josias, viu os sepulcrosqueestavamali no monte; e mandoutirardossepulcros os ossos e queimou-os sobre o altar, profanando-o, conforme a palavra de Jeová, proclamadapelohomem de Deus, queproclamouessascoisas.
17Então, perguntou: Quemonumento é esteque eu vejo? Responderam-lhe os homens da cidade: É o sepulcro do homem de Deus, queveio de Judá e proclamouestascoisasqueacabas de fazer ao altar de Betel.
19TambémtirouJosiastodas as casasdosaltosquehavia na cidade de Samaria, edificadaspelosreis de IsraelparaprovocaremJeová à ira, e fez-lhesconformetudo o quehaviafeito em Betel.
22Porcerto, não se celebrouPáscoataldesde os juízesquejulgaram a Israel, nem em todos os diasdosreis de Israel, nemnosdiasdosreis de Judá;23porém, no décimooitavoano do reiJosias, foiestaPáscoacelebrada a Jeová, em Jerusalém.
24AboliutambémJosias os quetinhamespíritosfamiliares, os feiticeiros, os terafins, os ídolos e todas as abominaçõesqueforamnotadas na terra de Judá e em Jerusalém, paraconfirmar as palavras da leiescrita no livroque o sacerdoteHilquiasachou na Casa de Jeová.
25Nãohouveantesdelereiquelhefossesemelhante, que se convertesse a Jeová de todo o seucoração, de toda a suaalma e de toda a suaforça, conformetoda a lei de Moisés; nemdepoisdele, lhehouveoutrosemelhante.
27Jeovádisse: Removereitambém a Judá de diante de mim, comoremovi a Israel, e rejeitarei a cidade de Jerusalémqueescolhi, e a casa da qual eu disse: O meunomeestaráali.
29Faraó-Neco, rei do Egito, subiunosseusdias ao rioEufratescontra o rei da Assíria; e o reiJosias, saindocontraele, foimorto em Megido, após o encontro.
30 De Megido os seusservos, em um carro, levaram-no morto, e, transportando-o a Jerusalém, sepultaram-no no seusepulcro. O povo da terratomou a Jeoacaz, filho de Josias, e ungiram-no e constituíram-no rei em lugar de seupai.
33Faraó-Necoprendeu-o em Ribla, na terra de Hamate, paraquenãoreinasse em Jerusalém; e obrigou a terra a pagar um tributo de cemtalentos de prata e de um talento de ouro.
34Faraó-Necoconstituiurei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seupai, e mudou-lhe o nome em Jeoaquim; porémlevouconsigo a Jeoacaz, quefoi ao Egito, ondemorreu.
35Jeoaquimdeu a Faraóprata e ouro, porémestabeleceu um impostosobre a terraparapagar o dinheirosegundo a ordem de Faraó. Do povo da terraexigiuprata e ouro, de cada um segundo o quelhefoiimposto, para o dar a Faraó-Neco.
Nenhum comentário ainda.