2 E Abraãodisse ao seuservo, o maisvelho da casa, quesupervisionavatudo o quepossuía: Põe a mãodebaixo da minhacoxa,3paraque eu te façajurarpeloSENHOR, Deus do céu e da terra, quenãotomarásmulherparameufilhodentre as filhasdoscananeus, no meiodosquaishabito;4masqueirás à minhaterra e aosmeusparentes, e dalitomarásmulherparameufilhoIsaque.
7 O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meupai e da terradosmeusparentes, e que me falou e me jurou: Dareiestaterra à tuadescendência; eleenviará o seuanjodiante de ti, paraquetomes de lá mulherparameufilho.
14Fazeque a moça a quem eu disser: Abaixa o teucântaroparaque eu beba; e elaresponder: Bebe, e tambémdarei de beberaosteuscamelos; sejaaquelaquedesignastepara o teuservoIsaque. Assimsabereiquetratastecombondade o meusenhor.
22Depoisque os camelosacabaram de beber, o homemtomou um pendente de ouro, de meiosiclo de peso, e duaspulseiraspara os braçosdela, do peso de dezsiclos de ouro,23 e perguntou: De quem tu és filha? Dize-me, peço-te, se há lugar na casa de teupaionde se possapassar a noite.
26Então o homeminclinou-se e adorou o SENHOR,27dizendo: Benditoseja o SENHOR, Deus de meusenhorAbraão, quenãoretirou do meusenhor a suabondade e a suafidelidade; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casadosirmãos de meusenhor.
29Rebecatinha um irmãochamadoLabão, quesaiucorrendo ao encontrodaquelehomematé a fonte,30poistinhavisto o pendente e as pulseirasnosbraços de suairmã, e ouvido as palavras de suairmãRebeca, quedisse: Assim me falouaquelehomem. Elefoiencontrar o homem, queestava em pé juntoaoscamelos, ao lado da fonte.
37 E o meusenhor me fezjurar: Nãotomarásmulherparameufilhodasfilhasdoscananeus, em cujaterrahabito;38masirás à casa de meupai, e aosmeusparentes, e tomarásmulherparameufilho.
40 Ao queele me disse: O SENHOR, em cujapresençatenhoandado, enviará o seuanjocontigo e darásucesso à tuamissão; e tomarásmulherparameufilhodentre os meusparentes e da casa de meupai.
42Então, hojecheguei à fonte e disse: Ó SENHOR, Deus de meusenhorAbraão, se agoradássucesso à minhamissãopelaqualsouresponsável,43estouaquijunto à fonte; fazeque a moçaquesairparatirarágua, a quem eu disser: Peço-te que me dês de beber um pouco de água do teucântaro,44 e ela me responder: Bebe, tambémtirareiáguapara os teuscamelos; seja a mulherque o SENHORdesignoupara o filho de meusenhor.
45 E antesque eu acabasse de falar no meucoração, apareceuRebecacom o seucântarosobre o ombro. Eladesceu à fonte e tirouágua; e eu lhedisse: Peço-te que me dês de beber.
47Entãolheperguntei: De quem és filha? E eladisse: Filha de Betuel, filho de Naor, queMilcalhedeu. Entãocoloquei-lhe o pendente no nariz e as pulseirasnosbraços;48 e, inclinando-me, adorei e bendisse o SENHOR, Deus do meusenhorAbraão, que me haviaconduzidopelocaminhocertoparatomar a neta do irmão do meusenhorparaseufilho.
49Portanto, se agorahaveis de tratarcombondade e comfidelidade o meusenhor, dizei-o; se não, tambémdizei-o, paraque eu vá para a direita ou para a esquerda.
54Entãoele e os homensqueestavamcomelecomeram, beberam e passaram a noite. Quando se levantaram de manhã, o servodisse: Deixai-me ir de volta ao meusenhor.
59Então se despediram de suairmãRebeca, de suaama, do servo de Abraão e doshomensqueestavamcomele;60 e abençoaramRebeca, dizendo-lhe: Nossairmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, que a tuadescendênciadomine a cidade de seusadversários!
64Rebecatambémlevantou os olhos e, quandoviuIsaque, desceu do camelo65 e perguntou ao servo: Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro? O servorespondeu: É o meusenhor. Entãoelapegou o véu e se cobriu.
Nenhum comentário ainda.