2 E disseAbraão ao seuservo, o maisantigo da casa, quetinha o governosobretudo o quepossuía: Põe a tuamãodebaixo da minhacoxa,3paraque eu te façajurarpeloSenhor, Deus do céu e da terra, quenãotomarásparameufilhomulherdentre as filhasdoscananeus, no meiodosquais eu habito;4masqueirás à minhaterra e à minhaparentela, e dalitomarásmulherparameufilhoIsaque.
7 O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meupai e da terra da minhaparentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua o sementedareiestaterra; eleenviará o seuanjodiante de si, paraquetomes de lá mulherparameufilho.
10Tomou, pois, o servodezdoscamelos do seusenhor, porquantotodos os bens de seusenhorestavam em suamão; e, partindo, foipara a Mesopotâmia, à cidade de Naor.
13Eisque eu estou em pé junto à fonte, e as filhasdoshomensdestacidadevêmsaindoparatirarágua;14faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teucântaro, peço-te, paraque eu beba; e elaresponder: Bebe, e tambémdarei de beberaosteuscamelos; sejaaquelaquedesignastepara o teuservoIsaque. Assimconhecereiqueusaste de benevolênciaparacom o meusenhor.
22Depoisque os camelosacabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meiosiclo de peso, e duaspulseiraspara as mãosdela, do peso de dezsiclos de ouro;23 e perguntou: De quem és filha? dize-mo, peço-te. Há lugar em casa de teupaiparanóspousarmos?
26Entãoinclinou-se o homem e adorou ao Senhor;27 e disse: Benditoseja o SenhorDeus de meusenhorAbraão, quenãoretirou do meusenhor a suabenevolência e a suaverdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casadosirmãos de meusenhor.
29Ora, Rebecatinha um irmão, cujonomeeraLabão, o qualsaiucorrendo ao encontrodaquelehomematé a fonte;30porquantotinhavisto o pendente, e as pulseirassobre as mãos de suairmã, e ouvido as palavras de suairmãRebeca, quedizia: Assim me falouaquelehomem; e foitercom o homem, queestava em pé juntoaoscamelos ao lado da fonte.
37Ora, o meusenhor me fezjurar, dizendo: Nãotomarásmulherparameufilhodasfilhasdoscananeus, em cujaterrahabito;38irás, porém, à casa de meupai, e à minhaparentela, e tomarásmulherparameufilho.
40 Ao queele me disse: O Senhor, em cujapresençatenhoandado, enviará o seuanjocontigo, e prosperará o teucaminho; e da minhaparentela e da casa de meupaitomarásmulherparameufilho;41entãoseráslivre do meujuramento, quandochegares à minhaparentela; e se não ta derem, livreserás do meujuramento.
42 E hojecheguei à fonte, e disse: Senhor, Deus de meusenhorAbraão, se é queagoraprosperas o meucaminho, o qualvenhoseguindo,43eisqueestoujunto à fonte; faze, pois, que a donzelaquesairparatirarágua, a quem eu disser: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água do teucântaro,44 e ela me responder: Bebe tu, e tambémtirareiáguapara os teuscamelos; seja a mulherque o Senhordesignoupara o filho de meusenhor.
45Ora, antesque eu acabasse de falar no meucoração, eisqueRebecasaíacom o seucântarosobre o ombro, desceu à fonte e tirouágua; e eu lhedisse: Dá-me de beber, peço-te.
46 E ela, compresteza, abaixou o seucântaro do ombro, e disse: Bebe, e tambémdarei de beberaosteuscamelos; assimbebi, e eladeutambém de beberaoscamelos.
47Entãolheperguntei: De quem és filha? E eladisse: Filha de Betuel, filho de Naor, queMilcalhedeu. Então eu lhepus o pendente no nariz e as pulseirassobre as mãos;48 e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meusenhorAbraão, que me haviaconduzidopelocaminhodireitoparatomarparaseufilho a filha do irmão do meusenhor.
49Agora, pois, se vóshaveis de usar de benevolência e de verdadeparacom o meusenhor, declarai-mo; e se não, também mo declarai, paraque eu vá ou para a direita ou para a esquerda.
52Quando o servo de Abraãoouviu as palavrasdeles, prostrou-se em terradiante do Senhor:53 e tirou o servojóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; tambémdeucoisaspreciosas a seuirmão e a suamãe.
59Entãodespediram a Rebeca, suairmã, e à suaama e ao servo de Abraão e a seushomens;60 e abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irmãnossa, sê tu a mãe de milhares de miríades, e possua a tuadescendência a porta de seusaborrecedores!
64Rebecatambémlevantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo65 e perguntou ao servo: Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro? respondeu o servo: É meusenhor. Entãoelatomou o véu e se cobriu.
67Isaque, pois, trouxeRebecapara a tenda de Sara, suamãe; tomou-a e elalhefoipormulher; e ele a amou. AssimIsaquefoiconsoladodepois da morte de suamãe.
Nenhum comentário ainda.