2EntãoAbraãoordenou ao servomaisvelho de suacasa, quegovernavatodos os seusbens: “Põetuamãoporbaixo de minhacoxa e jura;3eisque te façojurarporYahweh, o Deusdoscéus e o Deus da terra, quenãobuscarásparameufilhoumamulherentre as filhasdoscananeus, no meiodosquaisestouvivendo.
5Questionou-o o servo: “Porém é possívelque a mulhernãoqueira me acompanharatéestaterra; nessecasodevereilevarteufilho de volta à terra de ondevieste?”
7Yahweh, o Deusdoscéus e o Deus da terra, que me tomou de minhaterrapaterna e da terra de minhaparentela, que me prometeu e quejurouquedariaestaterra à minhadescendência, Yahwehenviaráseuanjodiante de ti, paraquetomes lá umamulherparameufilho.
10 Em seguida, o velhoservopreparoudezcamelos de Abraão e umaporçãogenerosa de presentes, e partiuparaArãNaaraim, a Mesopotâmia, em direção à cidadeondeNaorhaviahabitado.
14 A jovem a quem eu solicitar: ‘Inclina o teucântaroparaque eu beba’ e queresponder: ‘Bebe, e também a teuscamelosdarei a beber,’ essaserá a quedesignastepara o teuservoIsaque, e assimentendereiquemostrastetuabênçãoparacommeusenhor!”
22Quando os camelosacabaram de satisfazer a sede, o homemtomou um pingente de ouro, comseisgramas, em forma de aliança, e o colocou no nariz da moça. E tambémlhedeuduaspulseiras de ouro, quepesavamcerca de cento e vintegramas.
23 Em seguida, lheindagou: “Porfavor, de quem és filha? Peço-te tambémque me informes se haverálugar na casa de teupaiparaque eu e minhacomitivapossamospernoitar”.
26Diantedisso o velhoservocurvou-se em adoração ao SENHOR,27 e declarou: “BenditosejaYahweh, Deus do meusenhorAbraão, quenãoretirousuabênção e suabenevolência do meusenhor. Quanto a mim, o SENHORguioutodos os meuspassosaté a casadosparentes do meusenhor!”
30Poisassimqueobservou o pingente e as pulseiras de ouro, e quandoouviusuairmãRebecarelatar: “Eiscomo o homem me falou”, elesaiu em buscadaquelehomem e o achouainda de pé juntoaoscamelos, na fonte.
33Então, quandovieramlheoferecercomida, elepediu a palavradizendo: “Nãocomereiantes de comunicar a mensagemquetragocomigo!” Ao queLabãoreplicou: “Fala”.
40Masele me assegurou: ‘Yahweh, na presença de quem eu caminho, enviaráseuanjocontigo, ele te daráêxito, e tomarásparameufilhoumamulher de minhafamília, de minhacasapaterna.
41Entãoficarásdesobrigado do juramentoque me fizeste: irás à minhafamília e, se eles te recusarem, estaráslivre de qualquermaldiçãopelonãocumprimento do teujuramento’.
43Eis-me aquijunto à fonte; a jovemquesairparatirarágua, a quem eu disser: Porfavor, dá-me de beber um pouco de teucântaro,44 e que me responder: ‘Bebe, e tirareiáguatambémparateuscamelos, será a mulherque o SENHORdestinou ao filho de meusenhor’.
45Antesmesmo de acabar de orar em meuíntimo, surgiuRebeca, com o cântaro ao ombro. Dirigiu-se à fonte e tirouágua, e eu lhesolicitei: ‘Porfavor, dá-me de beber!’
47 Eu lheindaguei: ‘De quem és filha?’ e ela me informou: ‘Eu sou a filha de Betuel, filhoqueMilcadeu a Naor’. Então eu coloqueiesseanel em suasnarinas e essesbraceletes em seusbraços.
48 Em seguida, ajoelhei-me e adorei ao SENHOR. E louvei a Yahweh, Deus de meusenhorAbraão, que me conduziuporseucaminhobom e certo, a fim de buscar, para o filhodele, a neta do irmão do meusenhor.
49Agora, pois, se estaisdispostos a demonstrar ao meusenhor, vossabenevolência e bondade, fazei-mo saber; casocontrário, declarai-mo, paraque eu vá, ou para a direita ou para a esquerda!”
54Depoiscomeram e beberam, ele e os homensqueestavamcomele, e passaram a noite. De madrugada, quando se levantaram, disse o velhoservo: “Deixa-me ir para o meusenhor”.
60 E impetraramumabênçãosobreRebecadizendo:61Rebeca e suasservaslevantaram-se, montaramsobre os camelos e seguiram o velhohomem. O servotomouRebeca e partiu.
64Rebecatambémergueu os olhos e viuIsaque. Eladesceu do camelo65 e indagou ao velhoservo: “Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro?” Ao quelherespondeu o servo: “É o meusenhor!” Entãoela se cobriucom o véu.
Nenhum comentário ainda.