3JurepeloSENHOR, o Deusdoscéus e da terra, quenãodeixarámeufilho se casarcomumadasmulherescananitasqueaquivivem,4masirá à minhaterranatal, aosmeusparentes, procurarumamulherparameufilhoIsaque”.
5 O servoperguntou: “E se eu nãoencontrarumamoçadisposta a viajarpara um lugartãodistante de suaterra? DevolevarIsaqueparamorarentreseusparentes na terra de onde o senhorveio?”.
7 O SENHOR, o Deusdoscéus, que me tirou da casa de meupai e de minhaterranatal, prometeusolenementedarestaterra a meusdescendentes. Eleenviará um anjo à suafrente e providenciaráparaquevocêencontrealiumamulherparameufilho.
10 Em seguida, pegoudezcamelos de Abraão, carregou-os compresentesvaliosos de todotipo da parte de seusenhor e viajoupara a terradistante de Arã-Naaraim. Chegando lá, dirigiu-se à cidadeondeNaor, irmão de Abraão, havia se estabelecido.
14Esta é minhasúplica. Pedirei a umadelas: ‘Porfavor, dê-me um pouco de água do seucântaropara eu beber’. Se eladisser: ‘Sim, beba. Tambémdareiágua a seuscamelos’, quesejaela a moçaqueescolhesteparasermulher do teuservoIsaque. Dessemodo, sabereiquefostebondosocom o meusenhor”.
15Antes de terminar a oração, o servoviuaproximar-se umamoçachamadaRebeca, quetrazia um cântaro no ombro. Elaerafilha de Betuel, filho do irmão de Abraão, Naor, e de suamulher, Milca.
30Elehaviavisto a argolapara o nariz e as pulseirasnosbraços da irmã, e tinhaouvidoRebecacontar o que o homemdissera. Assim, apressou-se até a fonte, onde o homemaindaestavaparadopertodoscamelos.
31Labãolhedisse: “Venha e fiqueconosco, abençoado do SENHOR! Porqueficar aí fora? Já mandeiarrumaracomodaçõesparavocê e seushomens e lugarpara os camelos”.
32Então o homemfoicomeleparacasa. Labãomandoudescarregar os camelos, darpalhapara os animais se deitarem e forragemparacomerem, e águapara o homem e seusajudanteslavarem os pés.
35 “O SENHORabençoougrandemente o meusenhor, e ele se tornou um homemrico. O SENHORlhedeurebanhos de ovelhas e bois, umafortuna em prata e ouro, e muitosservos e servas, camelos e jumentos.
36 “QuandoSara, mulher do meusenhor, eramuitoidosa, deu à luz o filhodele. Meusenhordeutudoquepossui a essefilho37 e me fezjurar, dizendo: ‘Nãopermitaquemeufilho se casecomumadasmulherescananitasqueaquivivem.
40Elerespondeu: ‘O SENHOR, em cujapresençatenhovivido, enviará um anjocomvocê e lhedarásucesso em suamissão. Encontreumamulherparameufilhoentre os meusparentes, da família de meupai.
45 “Antes de terminar de orar em meucoração, vi Rebecavindocom o cântaro no ombro. Eladesceu à fonte e tirouágua. Eu lhedisse: ‘Porfavor, dê-me um pouco de água do seucântaropara eu beber’.
47 “Em seguida, perguntei-lhe: ‘De quemvocê é filha?’. Elarespondeu: ‘Soufilha de Betuel, e meusavóssãoNaor e Milca’. Entãocoloquei a argola em seunariz e as pulseiras em seusbraços.
48 “Depois, prostrei-me e adorei o SENHOR. Louvei o SENHOR, Deus do meusenhorAbraão, poiselehavia me conduzidoaté a sobrinha-neta do meusenhor, paraqueelasejamulher do filho do meusenhor.
54Então o servo e os homensque o acompanhavamcomeram e passaram a noiteali. Logocedo na manhãseguinte, o servo de Abraãodisse: “Enviem-me de volta ao meusenhor”.
60 Na hora da partida, abençoaramRebeca, dizendo: “Nossairmã, quevocê se tornemãe de muitosmilhares! Queseusdescendentesconquistem as cidades de seusinimigos!”.
64QuandoRebecalevantou os olhos e viuIsaque, desceu do camelo no mesmoinstante65 e perguntou ao servo: “Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro?”. Quandoelerespondeu: “É meusenhor”, Rebecacobriu o rostocom o véu.
Nenhum comentário ainda.