1Samuelfaleceu, e todo o Israel se ajuntou e chorouporele. Eles o sepultaram na cidadeondemorava, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2Havia um homem em Maomquetinhapropriedades no Carmelo. Essehomemeramuitorico, poistinhatrêsmilovelhas e milcabras; e estavatosquiandosuasovelhas no Carmelo.
3Essehomem se chamavaNabal, e o nome de suamulhereraAbigail. A mulhererasensata e bonita; porém o homemeragrosseiro e mau; eleera da família de Calebe.
7Fiqueisabendoquetenstosquiadores. Os teuspastoresestiveramconosco; nadalhesfizemos de mal, e elesnãosentiramfalta de nada em todo o tempoqueestiveram no Carmelo.
8Perguntaaosteusservos, e eles te dirão. Que os meusservossejambemrecebidos, porqueviemos em diafestivo. Dá a teusservos e a Davi, teufilho, aquiloquepuderes.
13EntãoDavidisseaoshomensque o seguiam: Ponhacada um a espada na cintura. E assimelesfizeram, e Davitambémpôs a sua. Cerca de quatrocentoshomensforamcomDavi, e duzentosficaramcom a bagagem.
15Entretanto, aqueleshomenstêmsidomuitobonsparanós; nuncafomosmaltratadosporeles, e nadanosdesapareceu em todo o tempo em queconvivemoscomeles, quandoestávamos no campo.
17Pensaagora e vê o quepodesfazer, porque o mal já estádeterminadocontra o nossosenhor e contratoda a suafamília; e ele é tãogenioso, quenão há quem o possaconvencer.
18EntãoAbigail se apressou e pegouduzentospães, doisrecipientes de courocheios de vinho, cincoovelhasassadas, cincomedidas de trigotostado, cemcachos de passas e duzentaspastas de figossecos e os pôssobrejumentos.
21Davitinhadito: De nadaadiantouterguardadotodos os seusbens no deserto, paraquenada se perdesse de tudoquantolhepertencia. Ele me devolveu o bemcom o mal.
23QuandoAbigailviuDavi, eladesceu do jumentorapidamente e se prostroucom o rosto em terradiante de Davi;24 e, prostrada a seuspés, lhedisse: Ah, senhormeu, caiasobremim a culpa! Deixa a tuaservafalaraosteusouvidos e ouve as palavras da tuaserva.
25Meusenhor, eu te imploroquenãofaçascasodessehomemgenioso, Nabal; porqueele é como o seunome. Nabal é o seunome, e ele é insensato; mas eu, tuaserva, não vi os servosquemeusenhorenviou.
26Agora, meusenhor, tãocertocomovive o SENHOR, e tãocertocomo tu vives, foi o SENHORque te impediu de derramarsangue e de te vingarescom a tuaprópriamão; que os teusinimigos e os queprocuramprejudicar o meusenhorsejamcomoNabal.
28Perdoa o erro da tuaserva, porquecertamente o SENHORestabeleceráumacasarealfirme a meusenhor, poismeusenhorlutanasguerras do SENHOR; e nenhummal se achará em ti em toda a tuavida.
29 Se alguém se levantarpara te perseguir e para te matar, a vida de meusenhorseráatada no feixedosquevivemcom o SENHOR, teuDeus; maselelançaráparalonge a vidadosteusinimigos, como se atiracomumafunda.
30Quando o SENHORtiverfeitoparacom o meusenhorconformetodo o bemque já temdito de ti, e te houverestabelecidoporpríncipesobreIsrael,31então, meusenhor, nãoterás no coraçãoessatristezanemesseremorso de teresderramadosanguesemcausa, ou de haver-se vingado o meusenhor a si mesmo. E quando o SENHORfizerbem ao meusenhor, lembra-te então da tuaserva.
34Tãocertocomovive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediu de te fazermal, que se nãotivesses te apressado e vindo ao meuencontro, ninguémquefosse de Nabalteriasobrevividopelamanhã, nemmesmo o maisjovem.
36QuandoAbigailvoltouparaNabal, elefazia um banquete em suacasa, comobanquete de rei; e o coração de Nabalestavaalegre, poiseleestavamuitoembriagado; porisso, elanãolhecontounadadaquilo, nempouconemmuito, até o amanhecer.
37Sucedeuque, pelamanhã, quandoNabal já nãoestavamaissob o efeito do vinho, suamulherlhecontouessascoisas, e eleteve um ataque do coração e ficouparalisadocomoumapedra.
39QuandoDavisoubequeNabalhaviamorrido, disse: Benditoseja o SENHOR, que me vingou da afronta de Nabal e impediuqueseuservofizessealgummal, punindoNabalporcausa de suamaldade. Depois, Davienvioumensagem a Abigail, pedindo-lheque se tornassesuamulher.
42EntãoAbigail se apressou e, levantando-se, montounumjumento, e levando as cincomoçasque a serviam, seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeupormulher.
Nenhum comentário ainda.