1Samuelfaleceu, e houveumaconsternaçãogeralentretodo o povo de Israelque se juntouparalamentar e prantearsuamorte. Eles os sepultaram na cidadeondetinhavivido, em Ramá. Depoisdisso, Davipartiu e foipara o deserto de Parã.
2Havia um homem em Maomqueeraproprietário de terras no Carmelo. Estefazendeiroeramuitorico, poistinhatrêsmilovelhas e milcabras; e estavatosquiandosuasovelhas no Carmelo.
3Estehomem se chamavaNabal, o nome de suaesposaeraAbigail. A mulhererainteligente e muitoagradávelaosolhos, no entanto, seumarido, pertencente à família de Calebe, eragrosseiro e mau.
4Daviestava no desertoquandoficousabendoqueNabaltosquiavasuasovelhas,5 e, porisso, chamoudezjovens e os enviou, dizendo: “Subi ao Carmelo, ide a Nabal e o cumprimentai em meunome!
7Fiqueisabendoquetenstosquiadores. Os teuspastoresestiveramconosco; nadalhesfizemos de mal, pelocontrário, nãodeixamosquenadaslhesfaltasse em todo o tempoqueestiveram no Carmelo.
8Indaga os teuservos e elesconfirmarão o quedigo. Portanto, possam de igualmodo os meusmoçosencontraracolhimentoportuaparte, porqueviemos em diafestivo. Rogo-te, pois, queofereças o quepuderesaosteusservos e a teufilhoDavi.”
13Diantedisso, Daviordenouaosseushomens: “Cada um preparesuaespada e a coloque no cinto!” Rapidamentecadahomemcingiu a suaespada, Davicingiutambém a sua, e cerca de quatrocentoshomenspartiramcomDavi, enquantoduzentosficaramcuidando da bagagem.
14Ora, Abigail, a esposa de Nabal, tinhasidoavisadapor um dosseusservosquelhedisse: “Davimandou do desertomensageirosparasaudar o nossosenhor, porémele os tratoucomrudeza e os expulsou.
15 No entanto, os homens de Daviforamsemprecordiaisparaconosco, jamaisnosmolestaram e, durantetodo o tempo em queestivemoshospedadoscomeles, quandoestávamos no deserto, de nadasentimosfalta.
17Agora, portanto, considera o quepodesfazer, porque a destruição do nossosenhor e de toda a suacasaestá a caminho. E o nossosenhor é um homemtãoperverso e arrogantequeninguémconsegueconversarcomele.”
18Naquelemesmomomento, Abigailtomouduzentospães, doisodres de vinho, cincoovelhasassadas, cerca de quilos de trigotorrado, cembolos de uvapassa e duzentosbolos de figosprensados, e os carregou em jumentos.
21Davihaviadeclarado: “Foi, pois, em vãoqueprotegi no desertotodos os bensdestehomem a fim de quenada do quelhepertencia se perdesse. Eisqueagoraele me paga o bemquefizcommal!
23AssimqueAbigailviuDavi, eladesceu do jumentoapressadamente e se prostroucom o rosto em terradiante de Davi;24 e, prostrada a seuspés, lhesuplicou: “Ah, senhormeu, caiasobremimtoda a culpa! Permita, pois, a tuaservafalaraosteusouvidos e escuta as palavras da tuaserva!
25Não dê o meusenhoratençãoàquelehomemmaldoso, Nabal. Ele é tãoinsensatoquanto o própriosignificado do seunome; e arrogância o acompanha. Entretanto, eu, tuaserva, não vi os rapazesque o meusenhorenviou.
26Agora, pois, meusenhor, juroporYahweh, o Nome do SENHOR, que te impediu de derramarsangue e de te vingarescomtuasprópriasmãos. Queteusinimigos e todos os quetramamfazer-te qualquermalsejam, pois, castigadosjuntamentecomNabal.
28Perdoa, eu te rogo, a falta da tuaserva! Yahwehhaverá de firmar a casa do meusenhor, porque o meusenhorcombate as guerras de Yahweh e, ao longo da tuavida, não se acharánenhummalcontra ti.
29 E se alguém se levantarpara te perseguir e paraatentarcontra a tuapessoa, a vida do meusenhorestaráguardada em meio ao preciosotesouro de YahwehteuDeus, ao passoque a vidadosteusinimigos, Elemesmo a lançaráforacomo a pedraqueparte de umaatiradeira.
30 E quandoYahwehcumprirtodo o bemquepredisse a respeito do meusenhor e te houverestabelecidocomorei em Israel,31entãonão se perturbará o meusenhornemsofrerácom o remorsoporterderramadosangueinutilmente e terfeitojustiçacom as própriasmãos. QuandoYahweh te abençoar, lembra-te da tuaserva!”
34Mas, porYahweh, o Nome do SENHOR, Deus de Israel, que me deteve a caminho de fazer o mal se nãotivessevindotãodepressa à minhapresença, eu juroque, de agoraaté ao amanhecer, nãoteriasobrevividoumaúnicapessoa do sexomasculinodosqueestãosob as ordens de Nabal, inclusive os meninos!”
35 Em seguidaDavirecebeu o queelalhehaviatrazidocomopresente e lhegarantiu: “Volta, pois, em pazpara a tuacasa. Eisqueouvi a tuasuplica e atenderei ao teupedido!”
36QuandoAbigailretornouparaNabal, encontrou-o absortonumagrandefesta em suacasa. Umafesta de rei: Nabalestavaalegre e completamenteembriagado e, poressemotivo, até ao romper do dia, elanadapodelherevelarsobre o queocorrera.
39OuvindoqueNabalmorrera, exclamouDavi: “SejalouvadoYahweh, queusou de justiçacomigopelaafrontaquerecebi de Nabal, e quedeteve o seuservo de cometerpecado. Yahwehfezrecairsobre a cabeça do próprioNabaltoda a malignidadequeintencionararealizar!” EntãoDavienviouumamensagem a Abigail, pedindo-lheque se casassecomele.
40 Os servos de Daviforam, pois, a Carmelo a fim de encontrarAbigail, e lhecomunicaram: “EisqueDavinosenviou a ti comumaproposta de casamento, paraseressuaesposa!”
42Abigaillevantou-se, apressadamente se preparou, montounumjumento e partiuseguidaporcinco de suasservas, precedidadosmensageiros de Davi, que a tomouporesposa.
Nenhum comentário ainda.