1Poucotempodepois, Samuelmorreu, e todo o Israel se reuniu e todoschoraram a mortedele; elefoisepultado no túmulo de suafamília, em Ramá. Nessemeio-tempo, Davidesceupara o deserto de Maom.
3 O nomedessehomemeraNabal; suaesposa, umamulhermuitolinda e inteligente, chamava-se Abigail. Mas o seumarido, queera da família de Calebe, eragrosseiro e mau, um sujeitodifícil de lidar.
4 No deserto, quandoDavisoubequeNabalestavatosquiando as ovelhas,5envioudez de seusmoços ao Carmelo, dizendo-lhes: “Levemminhamensagem a Nabal, em Carmelo, e perguntem em meunomecomoeleestá.
7Disseram-me quevocêestátosquiando as suasovelhas. Enquanto os seuspastoresestiveramentrenós, nuncafizemosmal a eles, nemtiramoscoisaalgumadelesdurantetodo o tempo em queestiveram no Carmelo.
8Pergunteaosseusmoços, e eleslhedirão se isto é verdade ou não. Agoraenvieimeushomensparapedirquevocênosfaçaumapequenacontribuição, poischegamos em umaépoca de festas. Porfavor, dê a nós, os seusservos, e a seufilhoDavi, qualquercoisaquetiver à mão’ ”.
13 “Peguemsuasespadas!”, foi a resposta de Davi, enquantoeleenfiava a suaespada na bainha. Cerca de quatrocentoshomenspartiramcomDavi, e duzentosficaramparaguardar as bagagens.
14Nessemeio-tempo, um dosservos de NabalfoiprocurarAbigail, mulher de Nabal, e disse a ela: “Davienvioumensageiros do desertoparasaudar o nossosenhor, maseleinsultou os homens e os expulsoudaqui.
15Porém, os homens de Daviforammuitobonsparaconosco, e nuncanosfizerammalalgum;16paradizer a verdade, dia e noiteelesforamcomo um muro de proteçãoparanós e para as ovelhas, e nadafoitirado de nósdurantetodo o tempo em queestiveram ao nossolado.
17Seriabomlevarisso em consideração e tomarprovidências o quantoantes, poisvaihaverproblemaparanossosenhor e suafamília. Ele é um homemtãomalqueninguémconsegueconversarcomele!”
18EntãoAbigailtomoudepressaduzentospães, duasvasilhasgrandescontendovinho, cincoovelhaspreparadas, cincomedidas de grãos de trigotorrado, cembolos de passas, duzentosbolos de figo, e colocoutudosobre os jumentos.
21Davihaviadito: “Tivemosbastantetrabalhoparaajudaressehomem. Protegemos os rebanhosdele no deserto, de talmaneiraquenada se perdeu ou foiroubado, no entantoelepagacom o mal o bemquelhefizemos. E ainda, porcima, nosinsulta.
25Meusenhor, não dê atenção a Nabal, pois é um homemmau, insensato, de maugênio. Porfavor, não dê atenção ao queeledisse. Ele é um louco — é exatamente o que o seunomeNabalsignifica. Mas eu, suaserva, não vi os mensageirosque o senhormandou.
26 “Agora, meusenhor, juropelonome do SENHOR e porsuavidaquefoiDeusqueimpediu o senhor de matar e de vingar-se comsuasprópriasmãos. Quetodos os seusinimigos e os queprocuramfazer-lhemalsejamcastigadoscomoNabal.
28Perdoe a ofensa da suaserva. Certamente o SENHORvairecompensá-lo comumafamília de reisquenuncateráfim, pois o senhorestálutando as batalhas do SENHOR; e em todos os dias da suavida o senhornuncafará o mal.
29Mesmoquando o senhorforperseguidoporaquelesquedesejamtirar-lhe a vida, a vida do meusenhorestaráseguracomoaquelesquesãoprotegidospeloSENHOR, o seuDeus! Mas a vidadosseusinimigosdesaparecerá, comopedraatirada de umafunda!
30Quando o SENHORtiverfeitotodo o bemquelheprometeu, e o senhor já estiverreinandosobreIsrael,31meusenhornãovaiquererestarcom a consciênciapesada de terderramadosanguedesnecessariamente, nem de terfeitojustiçacomsuasprópriasmãos! E, quando o SENHORtiverfeitotodasessasgrandescoisaspara o meusenhor, porfavor, lembre-se da suaserva!”
34PoisjuropeloSENHOR, o Deus de Israel, que me impediu de fazer o mal, que se vocênãotivessevindodepressa ao meuencontro, nenhumdoshomens de Nabalestariavivoamanhãpelamanhã”.
36QuandoAbigailchegou em casa, viuqueNabalestavapromovendoumagrandefesta, comoumafesta de um rei. Comoeleestavaalegre e bêbado, resolveunãocontarnadasobre o encontroquetevecomDavi, masesperouaté a manhãseguinte.
37Pelamanhã, Nabal já nãoestavamaisbêbado, e quando a esposalhecontou o quehaviaacontecido, elesentiu o seucoraçãoamortecer e ficouparalisado, como se o coraçãodentrodele se transformassenumapedra.
39QuandoDaviouviudizerqueNabalestavamorto, exclamou: “Louvadoseja o SENHOR, quedeu a Nabal o queelemereciaporter me tratadocomdesprezo. O SENHORlivrou o seuservo de fazer o mal e fezcomque a maldade de Nabalcaíssesobre a suacabeça”. EntãoDavimandoulogomensageiros a Abigail, parapedir a elaque se casassecomele.
42Aprontou-se comtodapressa, levouconsigocincodasmoçasque a ajudavam e, montadanumjumento, seguiu os homensque a levaram a Davi. E assimela se tornouesposadele.
Nenhum comentário ainda.