1Samuelmorreu, e todo o Israel se reuniuparalamentarsuamorte. Foisepultado em Ramá, ondetinhavivido. Davi se enfurececontraNabalEntãoDavidesceupara o deserto de Maom.
3 O homem se chamavaNabal; suaesposa, Abigail, eraumamulherinteligente e bonita. MasNabal, descendente de Calebe, era um homemrude e perverso em tudoquefazia.
8Pergunte a seushomens, e eleslhedirãoqueisso é verdade. Diantedisso, pedimosque o senhorsejabondosoconosco, poischegamosnumaépoca de celebração. Porfavor, repartaconosco e comseuamigoDavi o quepuderdosseusmantimentos’”.
13 “Peguemsuasespadas!”, disseDavi, e pôssuaespada à cintura, e seushomensfizeram a mesmacoisa. QuatrocentosdelespartiramcomDavi, enquantoduzentosficaramparaguardar a bagagem.
17 É bomque a senhoraleveessesfatos em consideração e resolva o quefazer, poishaveráproblemasparanossosenhor e paratoda a suafamília. Nabal é um homemtãocruelqueninguémconsegueconversarcomele!”.
18Semperdertempo, Abigailprovidenciouduzentospães, duasvasilhas de courocheias de vinho, cincoovelhaspreparadas, cincocestos de grãostostados, cembolos de passas e duzentosbolos de figo. Colocoutudo em jumentos19 e disseaosservos: “Vãoadiante, e logo os seguirei”. Masnãocontou a seumarido, Nabal, o queestavafazendo.
21Davitinhaacabado de dizer: “De nadaadiantouajudarmosessesujeito. Protegemosseusrebanhos no deserto, e nenhum de seusbens se perdeu ou foiroubado. Masele me pagou o bemcom o mal.
26 “Agora, meusenhor, tenhacerteza de que, tãocertocomovive o SENHOR, e tãocertocomo a suaprópriavida, foi o SENHORque o impediu de matar e se vingarcom as própriasmãos! Quetodos os seusinimigos e os queprocurammatá-lo acabemcomoNabal!
28Porfavor, perdoe-me se o ofendi de algummodo. Que o SENHORlheconcedaumadinastiaduradoura, poisestálutando as batalhas do SENHOR. Queele o livre de fazer o maldurantetoda a suavida!
29 “Mesmoquandoforperseguidoporaquelesqueprocurammatá-lo, suavidaestarásegurasob o cuidado do SENHOR, seuDeus, protegidacomo um tesouro. Mas a vida de seusinimigosdesaparecerácomopedrasatiradas de umafunda!
30Quando o SENHORtiverfeitotudoqueprometeu e o tivercolocadocomolíder de Israel,31nãohaverá em suaconsciência a tristeza e o peso de terderramadosangue e se vingadosemnecessidade. E, quando o SENHORtiverfeitograndescoisas em seufavor, lembre-se de suaserva!”.
34Pois, tãocertocomovive o SENHOR, o Deus de Israel, que me impediu de lhefazermal, se vocênãotivessevindodepressa ao meuencontro, amanhãpelamanhãnãohaverianenhumhomem ou meninovivo na casa de Nabal”.
36QuandoAbigailchegou em casa, viuqueNabalestavaoferecendo um banquetedigno de rei. Ele se divertia e já estavamuitobêbado, de modoqueela só lhecontousobre o encontrocomDavi na manhãseguinte.
39QuandoDavisoubequeNabalestavamorto, disse: “Louvadoseja o SENHOR, quevingou o insultoquerecebi de Nabal e me impediu de fazer o mal. O SENHORretribuiu a Nabal o castigoporseupecado”. EntãoDavienvioumensageiros a Abigailparapedirque se tornassesuaesposa.
Nenhum comentário ainda.