1 E sucedeuque, no nonoano do reinado de Zedequias, no mêsdécimo, aosdez do mês, Nabucodonosor, rei de Babilônia, veiocontraJerusalém, ele e todo o seuexército, e se acamparamcontraela, e levantaramcontraelatranqueiras em redor.
3Aosnovedias do quartomês, quando a cidade se viaapertada da fome, nemhaviapãopara o povo da terra,4então, a cidadefoiarrombada, e todos os homens de guerrafugiram de noitepelocaminho da portaqueestáentre os doismurosjunto ao jardim do rei (porque os caldeusestavamcontra a cidade em redor); e o rei se foipelocaminho da campina.
8 E, no quintomês, no sétimodia do mês (esteera o anodécimonono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veioNebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia, a Jerusalém.
11 E o mais do povoquedeixaramficar na cidade, e os rebeldesque se renderam ao rei de Babilônia, e o mais da multidão, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levoupresos.
13Quebrarammais os caldeus as colunas de cobrequeestavam na Casa do SENHOR, comotambém as bases e o mar de cobrequeestavam na Casa do SENHOR; e levaram o seubronzeparaBabilônia.
17 A altura de umacolunaera de dezoitocôvados, e sobreelahavia um capitel de cobre, e de alturatinha o capiteltrêscôvados; e a rede, e as romãs em roda do capitel, tudoera de cobre; e semelhante a estaera a outracolunacom a rede.
19 E da cidadetomou a um eunuco, quetinhacargo da gente de guerra, e a cincohomensdosqueviam a face do rei, e se acharam na cidade, comotambém ao escrivão-mor do exército, queregistrava o povo da terrapara a guerra, e a sessentahomens do povo da terra, que se acharam na cidade.
22Porém, quanto ao povoqueficava na terra de Judá, Nabucodonosor, rei de Babilônia, que o deixaraficar, pôssobreelepormaioral a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã.
23Ouvindo, pois, os capitãesdosexércitos, eles e os seushomens, que o rei de Babilôniapusera a Gedaliaspormaioral, vieram a Gedalias, a Mispa, a saber, Ismael, filho de Netanias, e Joanã, filho de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, o netofatita, e Jazanias, filho do maacatita, eles e os seushomens.
25Sucedeu, porém, que, no sétimomês, veioIsmael, filho de Netanias, o filho de Elisama, da sementereal, e dezhomenscomele, e feriramGedalias, e elemorreu, comotambém os judeus, e os caldeusqueestavamcomele em Mispa.
27Depoisdisso, sucedeuque, no anotrinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mêsduodécimo, aosvinte e sete do mês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, libertou, no ano em quereinou, a Joaquim, rei de Judá, da casa da prisão.
Nenhum comentário ainda.