1 E sucedeuque, ao nonoano do seureinado, no décimodia do décimomês, Nabucodonozor, rei de Babilônia, veiocontraJerusalémcomtodo o seuexército, e se acampoucontraela; levantaramcontraelatranqueiras em redor.
2 E a cidadeficousitiadaaté o décimoprimeiroano do reiZedequias3Aosnove do quartomês, a cidade se viatãoapertadapelafomequenãohaviamaispãopara o povo da terra.
4Então a cidadefoiarrombada, e todos os homens de guerrafugiram de noitepelocaminho da portaentre os doismuros, a qualestavajunto ao jardim do rei (porque os caldeusestavamcontra a cidade em redor), e o rei se foipelocaminho da Arabá.
8Ora, no quintomês, no sétimodia do mês, no anodécimonono de Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio a JerusalémNebuzaradão, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia;9 e queimou a casa do Senhor e a casa do rei, comotambémtodas as casas de Jerusalém; todas as casas de importância, ele as queimou.
11Então o resto do povoquehaviaficado na cidade, e os que já se haviamrendido ao rei de babilônia, e o resto da multidão, Nebuzaradão, capitão da guarda, levoucativos.
13Ademais os caldeusdespedaçaram as colunas de bronzequeestavam na casa do Senhor, comotambém as bases e o mar de bronzequeestavam na casa do senhor e levaramessebronzeparaBabilônia. ,14Tambémtomaram as caldeiras, as pás, as espevitadeiras, as colheres, e todos os utensilios de bronze, comque se ministrava,15comotambém os braseiros e as bacias; tudo o queera de ouro, o capitão da guardalevou em ouro, e tudo o queera de prata, em prata.
17 A alturadumacolunaera de dezoitocôvados, e sobreelahavia um capitel de bronze, cujaalturaera de trêscôvados; em redor do capitelhaviaumarede e romãs, tudo de bronze; e semelhante a estaera a outracolunacom a rede.
19 Da cidadetomou um oficial, quetinhacargo da gente de guerra, e cincohomensdosqueviam a face do rei e que se achavam na cidade, comotambém o escrivão-mor do exército, queregistrava o povo da terra, e sessentahomens do povo da terra, que se achavam na cidade.
22Quanto ao povoquetinhaficado, na terra de Judá, Nabucodonozor, rei de Babilônia, que o deixaraficar, pôsporgovernadorsobreeleGedalias, filho de Aicão, filho de Safã.
23Ouvindo, pois, os chefesdasforças, eles e os seushomens, que o rei de BabilôniapuseraGedaliasporgovernador, vieramtercomGedalias, a Mizpá, a saber: Ismael, filho de Netanias, Joanã, filho de Careá, Seraías, filho de Tanumetenetofatita, e Jaazanias, filho do maacatita, eles e os seushomens.
25Mas no sétimomêsIsmael, filho de Netanias, filho de Elisama, da descendênciareal, veiocomdezhomens, e feriram e mataramGedalias, comotambém os judeus e os caldeusqueestavamcomele em Mizpá.
27Depoisdissosucedeuque, no anotrinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no diavinte e sete do décimosegundomês, Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no ano em quecomeçou a reinar, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão;28 e lhefaloubenignamente, e pôs o seutronoacima do tronodosreisqueestavamcomele em Babilônia.
Nenhum comentário ainda.