1 O reiNabucodonosor, da Babilônia, reuniutodo o seuexército e cercou a cidade de Jerusalém, chegandoali no décimodia do décimomês do nonoano do reinado de Zedequias em Judá. Elesacamparamfora da cidade e construíramrampas de ataque ao redor da cidade.
4Naquelanoite, o rei e seussoldadosfizeram um buraco no murointerno e fugiram em direção da Arabá, passandoporumaportaqueexisteentre os murosduplos, perto do jardim do rei.
8Nebuzaradã, o comandante da guardareal, chegou a Jerusalém, vindo de Babilônia, no sétimodia do quintomês do décimononoano do reinado de Nabucodonosor.
13 Os babilônioscortaram em pedaços as colunas de bronze do templo do SENHOR e também o tanque de bronze e suasbases, queestavam no templo do SENHOR, e transportaramtodo o bronzepara a Babilônia.
17Cadacolunatinhacerca de oitometros e dezcentímetros de alturacomumasérie de romãs de bronzedecorando os capitéis, de cerca de um metro e quarenta e cincocentímetros de altura, no altodascolunas.
19 Um comandante do exército de Judá, o oficialencarregado da convocaçãodossoldados, cincodosconselheiros do rei e sessentalavradores, queaindaestavamescondidos na cidade,20foramlevadospelogeneralNebuzaradã à presença do rei de Babilônia, em Ribla21 na terra de Hamate, onde o reimandouexecutá-los. AssimJudáfoilevadopara o exílio, paralonge da suaterra.
23Quando os soldadosguerreiros de Israelsouberamque o rei da BabilôniatinhanomeadoGedaliascomogovernador, algunschefes da resistência e seushomensvieramencontrar-se comele em Mispá. Entreelesestavam: Ismael, filho de Netanias, Joanã, filho de Careá, Seraías, filho de Tanumete, o netofatita, Jezanias, filho do maacatita, e os seushomens.
25Contudo, no sétimomês, Ismael, filho de Netanias e neto de Elisama, queeramembro da famíliareal, foi a Mispácomdezhomens, matouGedalias e todos os queestavamcomele, tantojudeuscomobabilônios.
27 No trigésimosétimoano do exílio de Joaquim, rei de Judá, no ano em queEvil-Merodaque se tornourei da Babilônia, Joaquimfoilibertado da prisão. Issoocorreu no vigésimosétimodia do décimosegundomês.
Nenhum comentário ainda.