14Porque é assimcomo um homemque, ausentando-se do país, chamou os seusservos e lhesentregou os seusbens:15 a um deucincotalentos, a outrodois, e a outro um, a cada um segundo a suacapacidade; e seguiuviagem.
16 O quereceberacincotalentosfoiimediatamentenegociarcomeles, e ganhououtroscinco;17 da mesmasorte, o quereceberadoisganhououtrosdois;18mas o querecebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seusenhor.
24Chegandoporfim o querecebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homemduro, queceifasondenãosemeaste, e recolhesondenãojoeiraste;25 e, atemorizado, fuiesconder na terra o teutalento; eisaquitens o que é teu.
31Quando, poisvier o Filho do homem na suaglória, e todos os anjoscomele, então se assentará no trono da suaglória;32 e diantedeleserãoreunidastodas as nações; e elesepararáunsdosoutros, como o pastorsepara as ovelhasdoscabritos;33 e porá as ovelhas à suadireita, mas os cabritos à esquerda.
34Entãodirá o Reiaosqueestiverem à suadireita: Vinde, benditos de meuPai. Possuíporherança o reinoquevosestápreparadodesde a fundação do mundo;35porquetivefome, e me destes de comer; tivesede, e me destes de beber; eraforasteiro, e me acolhestes;36estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostesver-me.
41Entãodirátambémaosqueestiverem à suaesquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogoeterno, preparadopara o Diabo e seusanjos;42porquetivefome, e não me destes de comer; tivesede, e não me destes de beber;43eraforasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Nenhum comentário ainda.