3Acampou-se Saul no outeiro de Haquila, defronte de Jesimom, junto ao caminho; porémDavificou no deserto, e, sabendoqueSaulvinhaparaali à suaprocura,4enviouespias, e soubequeSaultinhavindo.
5Davi se levantou, e veio ao lugarondeSaulacampara, e viu o lugaronde se deitaramSaul e Abner, filho de Ner, comandante do seuexército. Saulestavadeitado no acampamento, e o povo, ao redordele.
6DisseDavi a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: Quemdescerácomigo a Saul, ao arraial? RespondeuAbisai: Eu descereicontigo.
7Vieram, pois, Davi e Abisai, de noite, ao povo, e eisqueSaulestavadeitado, dormindo no acampamento, e a sualança, fincada na terra à suacabeceira; Abner e o povoestavamdeitados ao redordele.
8Então, disseAbisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nasmãos o teuinimigo; deixa-me, pois, agora, encravá-lo com a lança, ao chão, de um só golpe; nãoseráprecisosegundo.
12Tomou, pois, Davi a lança e a bilha da água da cabeceira de Saul, e foram-se; ninguém o viu, nem o soube, nem se despertou, poistodosdormiam, porquanto, da parte do SENHOR, lheshaviacaídoprofundosono.
15Então, disseDavi a Abner: Porventura, não és homem? E quem há em Israelcomo tu? Porque, pois, nãoguardaste o rei, teusenhor? Porqueveio um do povoparadestruir o rei, teusenhor.
16Não é bomissoquefizeste; tãocertocomovive o SENHOR, deveismorrer, vósquenãoguardastes a vossosenhor, o ungido do SENHOR; vede, agora, ondeestá a lança do rei e a bilha da água, quetinha à suacabeceira.
19Ouve, pois, agora, te rogo, ó rei, meusenhor, as palavras de teuservo: se é o SENHORque te incitacontramim, aceiteele a oferta de manjares; porém, se são os filhosdoshomens, malditossejamperante o SENHOR; poiseles me expulsaramhoje, paraque eu nãotenhaparte na herança do SENHOR, comoquedizendo: Vai, serve a outrosdeuses.
23Pague, porém, o SENHOR a cada um a suajustiça e a sualealdade; pois o SENHOR te haviaentregado, hoje, nasminhasmãos, porém eu nãoquisestendê-lascontra o ungido do SENHOR.
25Então, Sauldisse a Davi: Benditosejas tu, meufilhoDavi; poisgrandescoisasfarás e, de fato, prevalecerás. Então, Davicontinuou o seucaminho, e Saulvoltoupara o seulugar.
Nenhum comentário ainda.