3Saulacampou ao lado da estrada, na colina de Haquilá, em frente do deserto de Jesimom, entretantoDavipermaneceurefugiado no deserto. QuandopercebeuqueSaul o estavaseguindo,4enviouespiões e soubequeSaulestava, de fato, nasredondezas.
5SemdemoraDavifoiatéondeSaul e seuexércitohaviamacampado. E viu o lugarondeSaul e Abner, filho de Ner, comandante de seussoldados, haviam se deitado. Saulestavadormindodentro do acampamento, com o exércitoacampado ao redor.
6EntãoDaviperguntou ao heteuAimeleque e a Abisai, cujamãeeraZeruia e cujoirmãoJoabe: “Quemdescerácomigo ao acampamento, atéSaul?” Abisaiprontamenterespondeu: “Eu descereicontigo!”
7EntãoDavi e Abisaientraramdurante a noite no acampamento. Saulestavadormindo e tinhafincadosualança no chão, próximo de onderecostara a cabeça. Abner e algunsoutrossoldadosestavadeitados à suavolta.
8Abisairogouentão a Davi: “Deusentregouhoje o teuinimigonastuasmãos. Permiteque eu o atravessecom a suapróprialança e o encrave no chãocom um só golpe. Nãoprecisareidar um segundogolpe!”
10 E dissemaisDavi: “Tãocertocomovive o SENHOR, Yahwehmesmo o haverá de ferir, quandochegar a suahora e elemorrer, ou quando, no campo de batalha de batalha, tombarmorto.
12Então, Davipegou a lança e o jarro de águaqueestavampróximos à cabeça de Saul, e eles se foram. Ninguém os viu, nem os ouviu, nenhumdossoldadosacordou; porquantotodosdormiampesadamente, pois o SENHOR os fizeracair em profundosono.
15Daviretrucou a Abner: “Acaso és homem ou não? Porventuranão és o melhorsoldado de Israel? Então me respondas, porquenãoguardaste o reiteusenhor? Poisalguém do povoesteve aí paratirar a vida do reiteusenhor.
16Ora, não é justo o quefizeste! TãocertocomoYahwehvive, és digno de morte, porquenãovelasteporteusenhor, o ungido de Yahweh. Olha e vê ondeestá a lança do rei e a bilha d’águaqueestavambempróximas à cabeça de Saul!”
19Rogo-te, senhormeurei, queouças as palavras do teuservo: se é Yahwehque te impele a castigarminhapessoa, certamenteaceitaráumaoferta de paz; se, porém, sãohomensque o instigaramcontramim, quesejamamaldiçoadosdiante do SENHOR! Porquanto, hojeeles me afastaram da minhaporção na herança de Yahweh, como se ordenassem: ‘Vai, cultua e serve a outrosdeuses!’
20Agora! Quemeusanguejamais se derramesobre a terralonge da presença de Yahweh! Ora, o rei de Israelsaiucomseuexército em busca de umapulga, comoalguémquesai a caça de umaperdizqualquernosmontes!”
21EntãoSaulrespondeu em altavoz: “Pequei! Volta, meufilhoDavi: nenhummal te farei de agora em diante, poistivestehoje a minhavida em tãoaltaconta! Sim, tenhoagidoinsensatamente, como um tolo, e erreimuitíssimo!”
23Yahwehhaverá de retribuir a cada um segundo a suajustiça e a suafidelidade: Yahweh te entregouhojenasminhasmãos, contudonãolevanteimeubraçoparamataraqueleque o próprioDeusescolheu e consagroucomorei!
25EntãoSaulafirmou a Davi: “Benditosejas, meufilhoDavi! Certamentemuitascampanhasempreenderás, e triunfarás!” Daviseguiu o seucaminho, e Saulvoltou à suacasa.
Nenhum comentário ainda.