1Então os homens de Zifevoltaram a Saul, em Gibeá, e disseram: “Davivoltou ao deserto, e estáescondido na colina de Haquilá, em frente do deserto de Jesimom”.
3Saulacampoujunto à estrada na colina de Haquilá, em frente ao deserto de Jesimom, ondeDaviestava se escondendo. Porém, Daviouviufalar da chegada de Saul4 e enviouespiasparasaber se Saulhavia de fatochegado.
5EntãocertanoiteDavifoiaté o acampamento de Saulparaver o que se passavapor lá. O reiSaul e Abner, filho de Ner, comandante do exército, estavamdormindo. Saulestavadeitado no acampamento, e o seuexércitoestavaacampado ao seuredor.
6Davidirigiu-se ao heteuAimeleque e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: “Quemvaidescercomigoaté o acampamento de Saul?” “Eu desçocom o senhor”, respondeuAbisai.
7AssimDavi e Abisaiforam ao acampamento de Saul à noite e o encontraramdormindo, comsualançafincada no chão, junto à suacabeça. Abner e os soldadosdormiam à suavolta.
8 “CertamentedestavezDeuscolocou o seuinimigonassuasmãos”, AbisaicochichouparaDavi. “Agora, deixe-me ir atravessá-lo comaquelalança, com um só golpe. Eu nãoprecisodardoisgolpes; um só basta!”
12AssimDavitomou a lança e o jarro de água, queestavaperto da cabeça de Saul, e elessaíramsemqueninguém os visse; ninguémpercebeunada e ninguémacordou, porque o SENHORfezcomqueelescaíssemnumsonoprofundo.
15 “Olhe, Abner, você é um grandeherói, não é mesmo?”, Davizombou. “Onde, em todo o Israel, existealguémcomovocê? Porquevocênãoprotegeu o seusenhor, o rei, quandoalguémchegou aí paramatá-lo?
16Issonão é nadabom! JuropeloSENHORquetodosvocêsdeveriammorrerporsuafalta de cuidadocom o rei, o ungido do SENHOR. Agora, olhem! Ondeestão a lança e o jarro de água do rei, queestavam à cabeceiradele?”
19Peçoagora, ó rei, meusenhor, queouça as palavras de seuservo. Se é o SENHORqueincita o reicontramim, entãoqueeleaceiteminhaoferta de cereais. Mas, se isto é simplesmente o plano de homens, entãoqueelessejamamaldiçoadosdiante do SENHOR! Pois o rei me expulsou de minhacasa, paraque eu nãotenhaherança do SENHOR, de maneiraquenãopossoestarcom o povo do SENHOR, como se eu tivesse de adoraroutrosdeuses.
20Devo eu morrer em terraestrangeira, longe da presença do SENHOR? Qual a razãopelaqual o rei de Israelsaiatrás de umapulga, e me perseguecomoquempersegueumaperdiznasmontanhas?”
21EntãoSaulconfessou: “Pequei! Volteparacasa, meufilhoDavi, e nãomaisprocurareifazermal a você; poishojevocê me salvou a vida. Tenhoagidocomo um tolo, e tenhocometido um graveerro”.
25EntãoSauldisse a Davi: “O SENHORabençoevocê, meufilhoDavi. Vocêpraticaráatosheroicos e será um grandeconquistador”. EntãoDavifoi-se embora, e Saulvoltouparasuacasa.
Nenhum comentário ainda.