3Acampou à beira da estrada, ao lado da colina de Haquilá, junto ao deserto de Jesimom, ondeDaviestavaescondido. QuandoDavisoubequeSaultinhavindoatrásdele no deserto,4enviouespiõesparaconfirmar a notícia de queSaulhaviachegado.
5EntãoDavifoi ao acampamento de Saulparaver o que se passavapor lá. Saul e Abner, filho de Ner, comandante do seuexército, dormiamdentro de um círculoformadoporseusguerreiros.
6 “Quem se oferecepara ir até lá comigo?”, perguntouDavi ao hititaAimeleque e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe. “Eu ireicom o senhor”, respondeuAbisai.
7EntãoDavi e Abisaientraram no acampamento de Saul à noite e o encontraramdormindo, com a lançafincada no chão, perto da cabeça. Abner e os soldadosdormiam à suavolta.
8Abisaidisse a Davi: “CertamentedestavezDeusentregou o inimigo em suasmãos! Agora, deixe-me cravá-lo na terracom um só golpe da lança. Nãoprecisarei de outro!”.
12Davipegou a lança e o jarro de águaqueestavamperto da cabeça de Saul. Depois, ele e Abisaisaíramsemqueninguém os vissenemacordasse, pois o SENHOR os tinhafeitocairnumsonoprofundo.
15 “Você é um grandehomem, não é mesmo, Abner?”, disseDavi. “Quem, em todo o Israel, pode se comparar a você? Porqueentãonãoprotegeuseusenhor, o rei, quandoalguémchegoutãopertodelequepoderiamatá-lo?
16Issonão é nadabom! Tãocertocomo o SENHORvive, você e seushomensmerecemmorrer, poisnãoprotegeramseurei, o ungido do SENHOR. Olhe em volta! Ondeestão a lança e o jarro de água do rei, queestavamperto da cabeçadele?”
19Agora, porém, peçoque o reiouçaseuservo. Se o SENHORincitou o reicontramim, entãoqueeleaceiteminhaoferta. Mas, se issotudonãopassa de um plano de homens, que o SENHOR os amaldiçoe! Poiseles me expulsaram de meular, de modoquenãopossomaisviverentre o povo do SENHOR, e disseram: ‘Vá serviroutrosdeuses!’.
20Devomorrer em terraestrangeira, longe da presença do SENHOR? Porque o rei de Israelsai à procura de umapulga? Porque me perseguecomoumaperdiznosmontes?”.
23 O SENHORrecompensaquemagecomjustiça e lealdade, e eu me recusei a matar o rei, mesmoquando o SENHOR o entregou em minhasmãos, pois é o ungido do SENHOR.
25 E Sauldisse a Davi: “Sejaabençoado, Davi, meufilho. Vocêrealizarámuitosfeitosheroicos e certamenteserábem-sucedido”. EntãoDavifoiembora, e Saulvoltouparacasa.
Nenhum comentário ainda.