3Acampou-se Saul no outeiro de Haquilá, que é defronte do deserto, junto ao caminho. PorémDavimorava no deserto, e, sabendoqueSaulvinhaali em suaprocura,4enviouespias, e certificou-se de queSaultinhavindo.
5Levantou-se Davi, e foi ao lugarondeSaul se tinhaacampado, e viu o lugaronde se deitavamSaul e Abner, filho de Ner, generaldassuastropas. Saulestavadeitadodentro da trincheira, e ao redordeleestavaacampado o povo.
6PerguntouDavi a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: Quemdescerácomigo a Saul ao arraial? RespondeuAbisai: Eu descereicontigo.
7Foram de noiteDavi e Abisai ao povo. EisqueSaulestavadeitado e dormindodentro da trincheira, e a sualança, fincada na terra, à suacabeceira. Abner e o povoestavamdeitados ao redordele.
8Então, disseAbisai a Davi: Deus te entregouhojenasmãos o teuinimigo. Agora, deixa-me atravessá-lo com a lançaaté o chãodum só golpe; nãolhedareioutro.
12Davitomou da cabeceira de Saul a lança e a bilha de água, e foram-se. Ninguém o viu, nem o soube, nem se despertou, poistodosdormiam, porque, da parte de Jeová, tinhacaídosobreeles um profundosono.
15Disse-lheDavi: Não és tu um valente? Quem há em Israeltalcomo tu? Porquenãoguardaste o rei, teusenhor? Porqueveio um do povoparamatar o rei, teusenhor.
16Não é bomissoquefizeste; pelavida de Jeová, mereceisvós a morte, porquenãoguardastes ao vossosenhor, ao ungido de Jeová. Vede, agora, ondeestá a lança do rei e a bilha de águaqueestava à suacabeceira.
19Ouve, agora, ó rei, meusenhor, as palavras de teuservo: se é Jeová o que te teminstigadocontramim, recebaele o cheiro de umaoferta de cereais; se, porém, são os filhosdoshomens, malditossejamperanteJeová! Poiseles me expulsaramhoje, paraque eu nãosejaincluído na herança de Jeová, dizendo: Vai, serve a outrosdeuses.
20Agora, não se derrame o meusangue na terrafora da presença de Jeová; porquesaiu o rei de Israel em busca de umapulga, como se persegueumaperdiznosmontes.
21DisseSaul: Pequei; volta, meufilhoDavi, poisnão te tornarei a fazer o mal, porquefoihojepreciosa a minhavidaaosteusolhos. Eisquetenhoprocedidonesciamente, erradoexcessivamente.
25DisseSaul a Davi: Benditosejas tu, meufilhoDavi! Poisgrandescoisasfarás e também, semfalta, prevalecerás. Então, se foiDavi o seucaminho, e Saulvoltoupara o seulugar.
Nenhum comentário ainda.