1QuandoJesusacabou de ensinaressascoisas, disseaosdiscípulos:2 — Vocêssabemquedaqui a doisdiasvaisercomemorada a Festa da Páscoa, e o Filho do Homemseráentregueparasercrucificado.
3 Os chefesdossacerdotes e os líderesjudeus se reuniram no palácio de Caifás, o GrandeSacerdote,4 e fizeram um planoparaprenderJesus em segredo e matá-lo.
6 [6-7] Jesusestava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Entãoumamulherchegouperto de Jesuscom um frascofeito de alabastro, cheio de um perfumemuitocaro, e derramou o perfume na cabeçadele.
7 [6-7] Jesusestava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Entãoumamulherchegouperto de Jesuscom um frascofeito de alabastro, cheio de um perfumemuitocaro, e derramou o perfume na cabeçadele.
17 No primeirodia da FestadosPãessemFermento, os discípuloschegaramperto de Jesus e perguntaram: — Onde é que o senhorquerque a genteprepare o jantar da Páscoapara o senhor?
18Elerespondeu: — Vãoaté a cidade, procuremcertohomem e digam: “O Mestremandadizer: A minhahorachegou. Os meusdiscípulos e eu vamoscomemorar a Páscoa na suacasa.”
24Pois o Filho do Homemvaimorrer da maneiracomodizem as EscriturasSagradas; mas ai daquelequeestátraindo o Filho do Homem! Seriamelhorparaelenuncaternascido!
27 Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depoispassou o cáliceaosdiscípulos, dizendo: — Bebamtodosvocês28porqueisto é o meusangue, que é derramado em favor de muitospara o perdãodospecados, o sanguequegarante a aliançafeitaporDeuscom o seupovo.
31 E Jesusdisseaosdiscípulos: — Estanoitetodosvocêsvãofugir e me abandonar, pois as EscriturasSagradasdizem: “Matarei o pastor, e as ovelhasserãoespalhadas.”
37EntãoJesusfoi, levandoconsigoPedro e os doisfilhos de Zebedeu. Aí elecomeçou a sentirumagrandetristeza e aflição38 e disse a eles: — A tristezaqueestousentindo é tãogrande, que é capaz de me matar. Fiquemaquivigiandocomigo.
39Elefoi um poucomaisadiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou: — MeuPai, se é possível, afasta de mimestecálice de sofrimento! Porémquenãosejafeito o que eu quero, mas o que tu queres.
42PelasegundavezJesusfoi e orou, dizendo: — MeuPai, se estecálice de sofrimentonãopodeserafastado de mimsemque eu o beba, entãoquesejafeita a tuavontade.
45Entãovoltouatéonde os discípulosestavam e perguntou: — Vocêsaindaestãodormindo e descansando? Olhem! Chegou a hora, e o Filho do Homemestásendoentreguenasmãosdosmaus.
47Jesusaindaestavafalando, quandochegouJudas, um dosdozediscípulos. Vinhacomeleumagrandemultidãoarmadacomespadas e porretes, quetinhasidomandadapeloschefesdossacerdotes e peloslíderesjudeus.
55DepoisJesusdisseparaaquelagente: — Vocêsvêmcomespadas e porretespara me prendercomo se eu fosse um bandido? Eu estavatodos os diasensinando no pátio do Templo, e vocêsnão me prenderam.
60Masnãopuderamencontrarnadacontraele, emboramuitos se levantassemparadizermentiras a respeitodele. Afinaldoishomens se apresentaram61 e disseram: — Estehomemafirmou: “Eu possodestruir o Templo de Deus e construí-lo de novo em trêsdias.”
63MasJesusficoucalado. Então o GrandeSacerdotetornou a perguntar: — Em nome do Deusvivo, eu exijoquevocêdigaparanós: você é o Messias, o Filho de Deus?
64Jesusrespondeu: — Quemestádizendoisso é o senhor. Mas eu afirmo a vocêsque de agora em diantevocêsverão o Filho do Homemsentado do ladodireito do DeusTodo-Poderoso e descendonasnuvens do céu!
65 Aí o GrandeSacerdoterasgou as suasprópriasroupas e disse: — Eleblasfemou! Nãoprecisamosmais de testemunhas! VocêsouviramagoramesmoestablasfêmiacontraDeus!
74EntãoPedrodisse: — Juroquenãoconheçoessehomem! QueDeus me castigue se nãoestoudizendo a verdade! Naqueleinstante o galocantou,75 e PedrolembrouqueJesuslhetinhadito: “Antesque o galocante, vocêdirátrêsvezesquenão me conhece.” EntãoPedrosaiudali e chorouamargamente.
Nenhum comentário ainda.