7 E, pondo-se em marcha, mandoudizer a Jeosafá, rei de Judá: O reidosmoabitasrebelou-se contramim; irás tu comigo a guerracontra os moabitas? Respondeuele: Irei; como tu és sou eu, o meupovocomo o teupovo, e os meuscavaloscomo os teuscavalos.
9Partiram, pois, o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaramrodeandodurantesetedias; e nãohaviaáguapara o exércitonempara o gadoque os seguia.
11Perguntou, porém, Jeosafá: Não há aquialgumprofeta do Senhorporquemconsultemos ao Senhor? Entãorespondeu um dosservos do rei de Israel, e disse: AquiestáEliseu, filho de Safate, quedeitavaáguasobre as mãos de Elias.
13Eliseudisse ao rei de Israel: Quetenho eu contigo? Vaitercom os profetas de teupai, e com os profetas de tuamãe. O rei de Israel, porém, lhedisse: Não; porque o Senhorchamouestestrêsreisparaentregá-losnasmãosdosmoabitas.
14RespondeuEliseu: Vive o Senhordosexércitos, em cujapresençaestou, que se eu nãorespeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não te contemplaria, nem te veria.
18 E aindaisso é poucoaosolhos do Senhor; tambémentregaráele os moabitasnasvossasmãos,19 e ferireistodas as cidadesfortes e todas as cidadesescolhidas, cortareistodas as boasárvores, tapareistodas as fontes d´água, e cobrireis de pedrastodos os bonscampos.
20 E sucedeuque, pelamanhã, à hora de se oferecer o sacrifício, eisquevinham as águaspelocaminho de Edom, e a terra se encheu d´água:21Ouvindo, pois, todos os moabitasque os reistinhamsubidoparapelejaremcontraeles, convocaram-se todos os queestavam em idade de pegararmas, e daíparacima, e puseram-se às fronteiras.
22Levantaram-se os moabitas de madrugada e, resplandecendo o solsobre as águas, viramdiante de si as águasvermelhascomosangue;23 e disseram: Isto é sangue; certamente os reispelejaramentre si e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!
24Quando, porém, chegaram ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e bateram os moabitas, os quaisfugiramdiantedeles; e aindaentraram na terra, ferindoalitambém os moabitas.
25 E arrasaram as cidades; e cada um deleslançoupedras em todos os bonscampos, entulhando-os; taparamtodas as fontes d´água, e cortaramtodas as boasárvores; somente a Quir-Haresetedeixaramficar as pedras; contudo os fundeiros a cercaram e a feriram.
26Vendo o reidosmoabitasque a pelejaprevaleciacontraele, tomouconsigosetecentoshomensquearrancavam da espada, pararomperemcontra o rei de Edom; porémnãopuderam.
27Entãotomou a seufilhoprimogênito, quehavia de reinar em seulugar, e o ofereceu em holocaustosobre o muro, peloquehouvegrandeindignação em Israel; porissoretiraram-se dele, e voltarampara a suaterra.
Nenhum comentário ainda.