1 O reiNabucodonosormandoufazerumaestátuaquemediavinte e setemetros de alturapordoismetros e setenta de largura e ordenouque a pusessem na planície de Durá, na província da Babilônia.
2Depois, ordenouquetodos os governadoresregionais, os prefeitos, os governadoresdasprovíncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outrasautoridadesviessem à cerimônia de inauguração da estátua.
5Quandoouvirem o somdastrombetas, dasflautas, dascítaras, dasliras, dasharpas e dosoutrosinstrumentosmusicais, ajoelhem-se todos e adorem a estátua de ouroque o reiNabucodonosormandoufazer.
12Ora, o senhorpôscomoadministradores da província da Babilôniaalgunsjudeus. Essesjudeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — nãorespeitam o senhor, nãoprestamculto ao deus do senhor, nemadoram a estátua de ouroque o senhormandoufazer.
13 Ao ouvirisso, Nabucodonosorficoufurioso e mandouchamarSadraque, Mesaque e Abede-Nego. Elesforamlevadospara o lugaronde o reiestava,14 e elelhesdisse: — É verdadequevocêsnãoprestamculto ao meudeus, nemadoram a estátua de ouroque eu mandeifazer?
15Poisbem! Seráqueagoravocêsestãodispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logoque os instrumentosmusicaiscomeçarem a tocar? Se não, vocêsserãojogados na mesmahoranumafornalhaacesa. E quem é o deusque os poderásalvar?
18 E mesmoque o nossoDeusnãonossalve, o senhorpodeficarsabendoquenãoprestaremosculto ao seudeus, nemadoraremos a estátua de ouroque o senhormandoufazer.
22 A ordem do reitinhasidocumprida, e a fornalhaestavamaisquente do quenunca; porisso, as labaredasmataram os soldadosquejogaram os trêsjovens lá dentro.
24 De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muitoespantado, aosseusconselheiros: — Nãoforamtrês os homensqueamarramos e jogamos na fornalha? — Sim, senhor! — responderameles.
25 — Como é, então, queestouvendoquatrohomensandandosoltos na fornalha? — perguntou o rei. — Elesestãopasseando lá dentro, semsofreremnada. E o quartohomemparece um anjo.
26 Aí o reichegouperto da porta da fornalha e gritou: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do DeusAltíssimo, saiamdaí e venham cá! Os trêssaíram da fornalha,27 e todas as autoridadesqueestavamalichegarampertodeles e viramque o fogonãohaviafeitonenhummal a eles. As labaredasnãotinhamchamuscadonem um cabelo da suacabeça, as suasroupasnãoestavamqueimadas, e elesnãoestavamcomcheiro de fumaça.
28 O reigritou: — Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Negosejalouvado! Eleenviou o seuAnjo e salvou os seusservos, queconfiamnele. Elesnãocumpriram a minhaordem; pelocontrário, escolherammorrer em vez de se ajoelhar e adorar um deusquenãoera o deles.
29Porisso, ordenoquequalquerpessoa, sejaqualfor a suaraça, nação ou língua, queinsultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Negosejacortada em pedaços e que a suacasasejacompletamentearrasada. Poisnão há outroDeusquepossasalvarcomoeste.
Nenhum comentário ainda.