2 Em seguida, envioumensageiros a todos os altosfuncionários, oficiais, governadores, conselheiros, tesoureiros, juízes, magistrados e todas as autoridadesdasprovínciasparaqueviessem à dedicação da estátuaqueelehavialevantado.
5Quandoouvirem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, do pífaro e de outrosinstrumentosmusicais, prostrem-se no chãoparaadorar a estátua de ourolevantadapeloreiNabucodonosor.
7Portanto, ao somdosinstrumentosmusicais, todos, nãoimportandosuaraça, nação ou língua, se prostraram no chão e adoraram a estátua de ouroque o reiNabucodonosorhavialevantado.
10 O reipublicou um decretoexigindoquetodos se prostrassem e adorassem a imagem de ouroquandoouvissem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, do pífaro e dosoutrosinstrumentosmusicais.
12Algunsjudeus — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — , que o reiencarregou da província da Babilônia, nãolhedãoatenção, ó rei. Recusam-se a servirseusdeuses e nãoadoram a estátua de ouroque o reilevantou”.
13EntãoNabucodonosor se enfureceu e ordenouquelhetrouxessemSadraque, Mesaque e Abede-Nego. Quandoelesforamconduzidos à presença do rei,14elelhesdisse: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, é verdadequevocês se recusam a servirmeusdeuses e a adorar a estátuaquelevantei?
15 Eu lhesdareimaisumachance de se prostrarem e adorarem a estátuaquefizquandoouvirem o somdosinstrumentosmusicais. Se, contudo, vocês se recusarem, serãolançados de imediato na fornalhaardente. E então, quedeusserácapaz de livrá-los de minhasmãos?”.
19Nabucodonosor se enfureceutantocomSadraque, Mesaque e Abede-Negoqueseurostoficoudesfigurado de raiva. Entãoordenouque a fornalhafosseaquecidasetevezesmaisque de costume.
24 De repente, porém, o reiNabucodonosor se levantouespantado e disse a seusconselheiros: “Nãoforamtrês os homensqueamarramos e lançamos na fornalha?”. “Sim, ó rei”, elesresponderam.
26EntãoNabucodonosor se aproximou o máximoquepôde da porta da fornalhaardente e gritou: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do DeusAltíssimo, saiam! Venhamaqui!”. E Sadraque, Mesaque e Abede-Negosaíram do meio do fogo.
27 Os altosfuncionários, os oficiais, os governadores e os conselheiros se juntaram ao redordeles e viramque o fogonão os haviatocado. Nem um fio de cabelo na cabeçadelesestavachamuscado, e suasroupasnãoestavamqueimadas. Nemsequertinhamcheiro de fumaça.
28EntãoNabucodonosordisse: “Louvadoseja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego! Eleenviouseuanjoparalivrarseusservosqueneleconfiaram. Elesdesafiaram a ordem do rei e estavamdispostos a morrer em vez de servir ou adorarqualqueroutrodeusquenãofosseseupróprioDeus.
29Portanto, façoestedecreto: Se qualquerpessoa, nãoimportandosuaraça, nação ou língua, disserumapalavracontra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, elaserádespedaçada, e suacasa, transformadanummonte de escombros. Não há outrodeuscapaz de livrardessamaneira!”.
Nenhum comentário ainda.