1Estassão as naçõesque o Senhordeixouficarpara, pormeiodelas, provar a Israel, a todos os quenãohaviamexperimentadonenhumadasguerras de Canaã;2tão-somenteparaque as geraçõesdosfilhos de Israeldelasaprendessem a guerra, pelomenos os quedantesnãotinhamaprendido.
3Estasnaçõeseram: cincochefesdosfilisteus, todos os cananeus, os sidônios, e os heveusquehabitavam no monteLíbano, desde o monteBaal-Hermomaté a entrada de Hamate.
4Estes, pois, deixouficar, a fim de de porelesprovar os filhos de Israel, parasaber se dariamouvidosaosmandamentos do Senhor, queeletinhaordenado a seuspaisporintermédio de Moisés.
8Peloque a ira do Senhor se acendeucontraIsrael, e ele os vendeu na mão de cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israelserviram a Cusã-Risataimoitoanos.
9Masquando os filhos de Israelclamaram ao Senhor, o Senhorsuscitou-lhes um libertador, que os livrou: Otniel, filho de Quenaz, o irmãomaismoço de Calebe.
10Veiosobreele o Espírito do Senhor, e elejulgou a Israel; saiu à peleja, e o SenhorlheentregouCusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qualprevaleceu a suamao:11Então a terratevesossegoporquarentaanos; e Otniel, filho de Quenaz, morreu.
12 Os filhos de Israeltornaram a fazer o queeramauaosolhos do Senhor; então o Senhorfortaleceu a Eglom, rei de Moabe, contraIsrael, porteremfeito o queeramauaosseusolhos.
15Masquando os filhos de Israelclamaram ao Senhor, o Senhorsuscitou-lhes um libertador, Eúde, filho de Gêra, benjamita, homemcanhoto. E, porseuintermédio, os filhos de Israelenviaramtributo a Eglom, rei de Moabe.
19Elemesmo, porém, voltoudasimagens de esculturaqueestavam ao pé de Gilgal, e disse: Tenhoumapalavraparadizer-te em segredo, ó rei. Disse o rei: Silêncio! E todos os quelheassistiamsaíram da suapresença.
20Eúdeaproximou-se do rei, queestavasentado a sós no seuquarto de verão, e lhedisse: Tenhoumapalavra da parte de Deusparadizer-te. Ao que o rei se levantou da suacadeira.
22 O cabotambémentrouapós a lâmina, e a gorduraencerrou a lâmina, poiselenãotirou a espada do ventre:23EntãoEúde, saindo ao pórtico, cerrou as portas do quarto e as trancou.
24Tendoelesaídovieram os servos do rei; e olharam, e eisque as portas do quartoestavamtrancadas. Disseram: Semdúvidaeleestáaliviando o ventre na privada do seuquarto.
28 E disse-lhes: Segui-me, porque o Senhorvosentregounasmãos os vossosinimigos, os moabitas. E desceramapósele, tomaram os vaus do Jordãocontra os moabitas, e nãodeixarampassar a nenhumdeles.
Nenhum comentário ainda.