1Ora, estassão as naçõesque o Senhordeixou, paraporelasprovarIsrael; tantosquantos em Israelnãotivessemconhecidotodas as guerras de Canaã;2somenteparaque as geraçõesdosfilhos de Israelpudessemsaber, e ensiná-los a guerra, pelomenosaosqueantesnadasabiam;3 a saber, cincosenhoresdosfilisteus, e todos os cananeus, e os sidônios, e os heveusquehabitavam no monteLíbano, desde o monteBaal-Hermomaté a entrada de Hamate.
5 E os filhos de Israelhabitaram no meiodoscananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus;6 e elestomaramsuasfilhasporesposas, e deramsuasfilhasaosseusfilhos, e serviramaosseusdeuses.
8Portanto, a ira do Senhor se acendeucontraIsrael, e ele os vendeu à mão de Cusã- Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de IsraelserviramCusã-Risataimduranteoitoanos.
9 E quando os filhos de Israelclamaram ao Senhor, o Senhorlevantou um libertadorpara os filhos de Israel, que os libertou; Otniel, filho de Quenaz, o irmãomaismoço de Calebe.
10 E o Espírito do Senhorveiosobreele, e elejulgouIsrael, e saiupara a guerra; e o SenhorentregouCusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, em suamão; e a suamãoprevaleceucontraCusã-Risataim.
12 E os filhos de Israelnovamentefizeram o queeramalaosolhos do Senhor; e o SenhorfortaleceuEglom, rei de Moabe, contraIsrael, porqueeleshaviamfeito o malaosolhos do Senhor.
15Masquando os filhos de Israelclamaram ao Senhor, o Senhorlheslevantou um libertador, Eúde, filho de Gera, um benjamita, um homemcanhoto; e porele os filhos de Israelenviaram um presente a Eglom, rei de Moabe.
19Maselemesmovoltou-se novamentedaspedreirasqueficavamjunto a Gilgal, e disse: Tenho um recadosecretopara ti, ó rei; quedisse: Guardesilêncio. E todos os queestavampertodele se retiraram da suapresença.
20 E Eúdeveioatéele; e eleestavaassentado em um salão de verão, queelemantinhapara si apenas. E Eúdedisse: Tenhoumamensagem de Deuspara ti. E ele se levantou do seuassento.
21 E Eúdeestendeu à frente a suamãoesquerda, e pegou o punhal da suacoxadireita, e o cravou na suabarriga;22 e o cabotambémpenetroudepois da lâmina; e a gordura se fechousobre a lâmina, de modoqueelenãoconseguiuretirar o punhal da suabarriga; e a sujeirasaiu.
24Quandoelesaiu, os seusservoschegaram; e quandoviram, eisque as portas do salãoestavamtrancadas; e disseram: Certamenteelecobre os seuspés na suacâmara de verão.
25 E elesesperaramatéficaremenvergonhados; e, eisqueelenãoabria as portas do salão; porissopegaramumachave e as abriram; e eisque o seusenhorestavacaídomorto em terra.
28 E elelhesdisse: Sigam-me; pois o Senhorentregou os vossosinimigos, os moabitas, na vossamão. E elesdesceramapósele, e tomaram os vaus do Jordão em direção a Moabe, e nãopermitiramquenenhumhomem o atravessasse.
Nenhum comentário ainda.