1Sucedeu, pois, que, chegandoDavi e os seushomens ao terceirodia a Ziclague, os amalequitastinhamfeitoumaincursãosobre o Negebe, e sobreZiclague, e tinhamferido a Ziclague e a tinhamqueimado a fogo;2 e tinhamlevadocativas as mulheres, e todos os queestavamnela, tantopequenoscomograndes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaramconsigo, e foram o seucaminho.
6TambémDavi se angustiou; pois o povofalava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povoestavaamarguradaporcausa de seusfilhos e de suasfilhas. MasDavi se fortaleceu no SenhorseuDeus.
8EntãoconsultouDavi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a estatropa? alcançá-la-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-a; porque de certo a alcançarás e tudorecobrarás.
11Ora, acharam no campo um egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhepão a comer, e água a beber;12deram-lhetambém um pedaço de massa de figossecos e doiscachos de passas. Tendoelecomido, voltou-lhe o ânimo; poishaviatrêsdias e trêsnoitesquenãotinhacomidopãonembebidoágua.
13EntãoDavilheperguntou: De quem és tu, e dondevens? Respondeuele: Sou um moçoegípcio, servodumamalequita; e o meusenhor me abandonou, porqueadoeci há trêsdias.
15Perguntou-lheDavi: Poderiasdescer e guiar-me a essatropa? Respondeuele: Jura-me tu porDeusquenão me matarás, nem me entregarás na mão de meusenhor, e eu descerei e te guiarei a essatropa.
16Desceu, pois, e o guiou; e eisqueelesestavamespalhadossobre a face de toda a terra, comendo, bebendo e dançando, porcausa de todoaquelegrandedespojoquehaviamtomado da terradosfilisteus e a terra de Judá.
17EntãoDavi os feriu, desde o crepúsculoaté a tarde do diaseguinte, e nenhumdelesescapou, senão só quatrocentosmancebosque, montadossobrecamelos, fugiram.
19 De modoquenãolhesfaltoucoisaalguma, nempequenanemgrande, nemfilhosnemfilhas, nemqualquercoisa de tudoquanto os amalequitaslheshaviamtomado; tudoDavitornou a trazer.
21QuandoDavichegouaosduzentoshomensque, de cansadosqueestavam, nãotinhampodidosegui-los, e queforamobrigados a ficar ao pé do ribeiro de Besor, estessaíram ao encontro de Davi e do povoquecomelevinha; e Davi, aproximando-se deles, os saudou em paz.
22Entãotodos os malvados e perversos, dentre os homensquetinhamidocomDavi, disseram: Vistoquenãoforamconosco, nadalhesdaremos do despojoquerecobramos, senão a cada um suamulher e seusfilhos, paraque os levem e se retirem.
26QuandoDavichegou a Ziclague, enviou do despojopresenteaosanciãos de Judá, seusamigos, dizendo: Eis aí paravós um presente do despojodosinimigos do Senhor;27aos de Betel, aos de Ramote do Sul, e aos de Jatir;28aos de Aroer, aos de Sifmote, e aos de Estemoa;29aos de Racal, aosdascidadesdosjerameelitas, e aosdascidadesdosqueneus;30aos de Horma, aos de Corasã, e aos de Atace;31 e aos de Hebrom, e aos de todos os lugaresqueDavi e os seushomenscostumavam freqüentar.
Nenhum comentário ainda.