1Trêsdiasdepois, quandoDavi e seushomenschegaram à cidade de Ziclague, viramque os amalequitastinhamatacado a cidade e a queimadocompletamente;2nãomataramninguém, maslevaramemboratodas as mulheres, os jovens, as crianças e os idosos, e forampeloseucaminho.
3QuandoDavi e seushomensolharamparaaquelasruínas e compreenderamquesuasfamíliastinhamsidolevadasprisioneiras,4choraram em altavozaténãoteremmaislágrimas.
6Daviestavaprofundamenteangustiado, pois os seushomens, aflitosporcausadosseusfilhos e dassuasfilhas, começaram a falar em apedrejá-lo. MasDavirecebeuforças do SENHOR, o seuDeus.
8 E Daviperguntou ao SENHOR: “Devoperseguiressebando de invasores? Eu os alcançarei?” E o SENHORdisse a ele: “Sim, vá atrásdeles; você os alcançará, e conseguirárecuperartudoqueelestomaram de vocês”.
11 A caminho, encontraram um moçoegípcio no campo e o trouxeram à presença de Davi. Deram-lheágua e comida:12 um pedaço de bolo de figo e doisbolos de passas. Faziatrêsdias e trêsnoitesqueessemoçoestavasemcomer e sembeber; comisso o rapazrecobrou as forças.
13 “Quem é você e de ondevem?”, Daviperguntou a ele. “Souegípcio, servo de um amalequita”, respondeuele. “Meusenhor me deixouparatrás, há trêsdias, porque eu estavadoente.
14Estávamosvoltando do nossoataqueaosqueretitas no ladosuldeles; havíamosatacado o sul de Judá e o Neguebe, e a terra de Calebe, e pusemosfogo na cidade de Ziclague”.
15Davilheperguntou: “Vocêpodedizer-me paraondeessatropafoi?” O moçorespondeu: “Se vocêjurarpelonome de Deusquenão me matará, nem me entregará ao meusenhor, entãolevareivocê a eles”.
16 E o moço os levou ao acampamentodosamalequitas. Elesestavamespalhadospeloscampos, comendo, bebendo e dançandocomalegria, porcausa da enormequantidade de bensquehaviamtomadodosfilisteus e da terra de Judá.
17Davi e seushomens os atacaram no diaseguinte, desde o amanheceraté o anoitecer. Nãoescapouninguém, a nãoserquatrocentosmoçosquefugirammontados em camelos.
21Quandochegaram ao ribeiro de Besor, ondeestavam os duzentoshomensquenãopuderam ir juntoporqueestavamcansadosdemais, elessaíramparareceberDavi e o povoquevinhacomele. Ao aproximar-se com os seussoldados, Davi os cumprimentoucomalegria.
22Masalgunsvadiosdentre os homens de Davideclararam: “Elesnãoforamcom a gente, porissonãodevemrecebernada. Levem as suasmulheres e seusfilhos, e vãoembora”.
24Acasopensamquealguémvaidar-lhesouvido? Haveráumaparteigualparacadagrupo — umapartepara os queforam à batalha e outrapara os quetomaramconta da bagagem”.
26QuandoDavichegou a Ziclague, mandouaoslíderes de Judáumaparte do quehaviamtrazido, dizendo: “Eis um presenteparavocês; nóstomamosissodosinimigos do SENHOR”.
27 Os presentesforamenviadosaoslíderesdasseguintescidades: de Betel, de Ramote do Sul, de Jatir,28 de Aroer, de Sifmote, de Estemoa,29 de Racal, dascidadesdosjerameelitas e dascidadesdosqueneus,30 de Hormá, de Borasã, de Atace,31 de Hebrom e de todos os lugares em queDavi e seushomenshaviamestado.
Nenhum comentário ainda.