1Jacósoubeque os filhos de Labãoandavammurmurandocontraele, dizendo: “Jacó se apossou de tudoqueera de nossopai. Todariquezadelefoiajuntada à custa do nossopai”.
4Então, JacómandouchamarRaquel e Liaparavirem ao campo, ondeestavam os seusrebanhos,5 e disse-lhes: “Notoque a atitude do seupaiparacomigo já não é a mesma; porém, o Deus de meupaitemestadocomigo.
6Vocêsbemsabemcomotrabalheicomafincopara o seupai,7mas o pai de vocêstem me enganado e pordezvezestemmudado o meusalário. MasDeusnãodeixouqueele me causasseprejuízo.
8 Se eledizia: ‘Os salpicadosserão o seusalário’, então os rebanhosgeravamanimaissalpicados; e se eledizia: ‘Os listradosserão o seusalário’, então os rebanhosgeravamanimaislistrados.
17EntãoJacólevantou-se, montouseusfilhos e suasmulheresnoscamelos,18 e conduziutodos os seusrebanhos e todas as riquezasquetinhaconseguidoajuntar em Padã-Arã. E foi em direção à terra de Canaã, para a casa do seupaiIsaque.
27Porquevocê me enganou e saiu às escondidas? Porquenão me contou o seuplanoparaque eu pudessecelebrar a suapartidacomumagrandefesta, comcanções, comtamborins e comharpa?
29Tenhopoderparafazermal a vocês, mas o Deus do seupaiIsaque me apareceuontem à noite, e disse: ‘Cuidadocom o quevocêvaifazer! Nãofale a Jacónembemnemmal’.
32Masquantoaosseusdeuses, nãoficarávivoaquelequeestivercomeles. Verifique na presençadosnossosparentes o quepertence a você. Se encontraralgumacoisa, leve-a de volta”. JacónãosabiaqueRaqueltinharoubado os deuses.
35Entãoeladisse ao seupai: “Peçodesculpas, meusenhor, pornãopoder me levantar na suapresença, poisestou no períodomensaldasmulheres”. Elevasculhoutoda a tendamasnãoencontrou os ídolos do lar.
37Você já vasculhoutodos os meusbens. Poracasoencontroualgumacoisa da suacasa? Coloque o queencontrouaqui, na frentedosmeusparentes e dosseus. Elesvãojulgarqual de nósestáerrado.
39 Eu nuncalevei a você os animaisdespedaçadospelasferas; eu mesmoassumia o prejuízo. Vocêdescontavatudo do meusalário, incluindotodoanimalroubado de dia ou de noite.
41Permaneci na suacasavinteanos! Trabalheiquatorzeanosparacasarcom as suasduasfilhas, e seisanosparaformar o meurebanho. Dezvezesvocêmudou o meusalário.
42 Se nãofosse o Deus de meupai, o Deus de Abraão, e o Temor de Isaque, certamentevocê me mandariaembora de mãosvazias. MasDeusviu o meusofrimento e o trabalhodasminhasmãos e, ontem à noite, elepreveniuvocê”.
43EntãoLabãorespondeu a Jacó: “Estasmulheressãominhasfilhas, estesfilhossãomeus. O mesmopossodizerdosrebanhos e de tudo o quevocêtem. Tudo é meu. O quepossofazerporessasminhasfilhas e pelosfilhosquedelasnasceram?
Nenhum comentário ainda.