1Mas o povo, vendoqueMoiséstardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhedisse: Levanta-te, faze-nos um deusque vá adiante de nós; porque, quanto a esseMoisés, o homemquenostirou da terra do Egito, nãosabemos o quelheaconteceu.
3Entãotodo o povo, tirando os pendentes de ouroqueestavamnassuasorelhas, os trouxe a Arão;4ele os recebeu de suasmãos, e com um burildeuforma ao ouro, e delefez um bezerro de fundição. Entãoelesexclamaram: Eisaqui, ó Israel, o teudeus, que te tirou da terra do Egito.
6 No diaseguintelevantaram-se cedo, ofereceramholocaustos, e trouxeramofertaspacíficas; e o povosentou-se a comer e a beber; depoislevantou-se parafolgar.
7Entãodisse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teupovo, quefizestesubir da terra do Egito, se corrompeu;8depressa se desviou do caminhoque eu lheordenei; elesfizerampara si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lheofereceramsacrifícios, e disseram: Eisaqui, ó Israel, o teudeus, que te tirou da terra do Egito.
11Moisés, porém, suplicou ao SenhorseuDeus, e disse: Ó Senhor, porque se acende a tuairacontra o teupovo, quetiraste da terra do Egitocomgrandeforça e comfortemão?
12Porquehão de falar os egípcios, dizendo: Paramal os tirou, paramatá-losnosmontes, e paradestruí-los da face da terra?. Torna-te da tuaardenteira, e arrepende-te destemalcontra o teupovo.
13Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teusservos, aosquaispor ti mesmojuraste, e lhesdisseste: Multiplicarei os vossosdescendentescomo as estrelas do céu, e lhesdareitodaestaterra de quetenhofalado, e eles a possuirãoporherançaparasempre.
20Entãotomou o bezerroquetinhamfeito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o atéque se tornou em pó, o espargiusobre a água, e deu-o a beberaosfilhos de Israel.
23Poiseles me disseram: Faze-nos um deusque vá adiante de nós; porque, quanto a esseMoisés, o homemquenostirou da terra do Egito, nãosabemos o quelheaconteceu.
25Quando, pois, Moisésviuque o povoestavadesenfreado (porqueArão o haviadesenfreado, paraescárnioentre os seusinimigos),26pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quemestá ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a eletodos os filhos de Levi.
27Entãoelelhesdisse: Assimdiz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a suaespadasobre a coxa; e passai e tornaipeloarraial de porta em porta, e matecada um a seuirmão, e cada um a seuamigo, e cada um a seuvizinho.
29PorquantoMoiséstinhadito: Consagrai-voshoje ao Senhor; porquecada um serácontra o seufilho, e contra o seuirmão; paraque o Senhorvosconcedahojeumabênção.
34Vaipoisagora, conduzeestepovopara o lugar de que te heidito; eisque o meuanjoiráadiante de ti; porém no dia da minhavisitação, sobreelesvisitarei o seupecado.
Nenhum comentário ainda.