1Quando o povo de IsraelpercebeuqueMoiséstardavamuito a voltar do alto do monte, juntou-se ao redor de Arão e exigiu-lhe: “Vamos, faze-nosdeusesquevão à nossafrente, porque a esseMoisés, a essehomemquenosfezsubir da terra do Egito, nãosabemos o quelheaconteceu!”
4Este, recebendo-os dassuasmãos, os fezfundir em um molde e fabricoucomesseouroderretidoumaestátua em forma de bezerro. Então o povoexclamou: “Esta é a figuradosnossosdeuses, ó Israel, quevostiraram da terra do Egito!”
5Diantedessamanifestação do povo, Arãoconstruiu um altardiante do bezerro de ouro e fezestaproclamação: “Amanhãserá um dia de festadedicada ao SENHOR!”
6 No diaseguinte, todo o povo se levantoubemcedo; ofereceramholocaustos e trouxeramsacrifícios de comunhão. Todas as pessoasassentaram-se paracomer e beber e, maistarde, levantaram-se para se divertir.
8Commuitafacilidade e rapidezdesviaram-se do Caminhoque Eu lheshaviaordenado. Fizerampara si um bezerro de metalfundido, e o estãoadorando e lheestãooferecendolouvores e sacrifícios e proclamaram em altavoz: ‘Este é o teuDeus, ó Israel, que te fezsubir do Egito!’”
11Moisés, no entanto, suplicou a Yahweh, seuDeus, e disse: “Porque, ó Yahweh, se acende o teufurorcontra o teupovo, quetiraste da terra do Egitopormeio de teubraçoforte e muitosmilagres?
12Porque os egípcioshaveriam de blasfemarcontra Ti, exclamando: ‘FoicomintençãomalignaqueEle os fezsair da terra do Egito, paraexterminá-losnosmontes e bani-los da face da terra’! Abranda, pois, o furor da tuasantaira e reconsidera o castigoquepretendiasimpor ao teupovo.
13Recorda-te dosteusservosAbraão, Isaque e Israel, aosquaisjurastepor Ti mesmo, dizendo: ‘Multiplicarei a vossadescendênciacomo as estrelas do céu e, toda a terraquevosprometi, dá-la-ei a vossosfilhosparaque a possuamparasempre’.
19QuandoMoisésaproximou-se do acampamento, no sopé da montanha, e viuaquelaestátua em forma de bezerro e as danças, irou-se profundamente e espatifou as tábuas de pedra no chão.
20Dirigiu-se à figura do bezerroque o povohaviaconfeccionado e destruiu-a no fogo. Em seguida, triturou-a atéreduzi-la a pó miúdo, queespalhou na água, a qualfeztodos os filhos de Israelbeberem.
23Eles me acossaramalegando: ‘Faze-nosdeusesquemarchem à nossafrente, porque a esseMoisés, o homemquenosfezsubir da terra do Egito, nãosabemos o quelheaconteceu’.
27Entãoeleproclamou: “Assimdiz o SENHOR, Yahweh, o Deus de Israel: ‘Agarrecada um de vóssuaprópriaespada, percorra o acampamentotodo, de tenda em tenda, e mateseuirmão, seuparente, seuamigo e seuvizinho!’”
29Moisésentãodeclarouaoslevitas: “Hojepassastespelaprova de matar os vossosprópriosfilhos e irmãos e, dessamaneira, vosconsagrastescomosacerdotes ao serviço de Yahweh, o SENHOR. E, porquevossubmetestes a isso, Deusvosdeunestediaumagrandebênção!”
34Vai, pois, agora, e conduze o povoparaonde Eu te orientei. Eisque o meuAnjoiráadiante de ti. Entretanto, quandochegar o momento de punir o povo, eu os punireiseveramentepelospecadoscometidos!”
Nenhum comentário ainda.