1 O povoviuqueMoisésestavademorandomuitoparadescer do monte. Entãoeles se reuniram em volta de Arão e lhedisseram: — Nãosabemos o queaconteceucomMoisés, aquelehomemquenostirou do Egito. Portanto, façaparanósdeusesquevão à nossafrente.
4Elepegou os brincos, derreteu-os, derramou o ourodentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Entãodisseram: — Povo de Israel, estessão os nossosdeuses, quenostiraram do Egito!
6 No diaseguinte, de manhãcedo, elestrouxeramalgunsanimaisparaseremqueimadoscomosacrifício e outrosparaseremcomidoscomoofertas de paz. Depois o povosentou-se paracomer e beber e se levantoupara se divertir.
8Eles já deixaram o caminhoque eu mandeiqueseguissem; fizeram um bezerro de ourofundido, e o adoraram, e lheofereceramsacrifícios. Estãodizendoqueestessão os deusesdeles, os deusesque os tiraram do Egito.
11PorémMoisésfez um pedido ao SENHOR, seuDeus. Eledisse: — Ó SENHOR, porqueficasteassimtãoiradocom o teupovo, quetiraste do Egitocomgrandepoder e força?
12Porquedeixarque os egípciosvenham a dizerquetiraste o teupovo do Egitoparamatá-lo nosmontes e destruí-lo completamente? Nãofiquesassimirado; muda de ideia e nãofaçascairsobre o teupovoessadesgraça.
13LembradosteusservosAbraão, Isaque e Jacó. Lembra do juramentoquefizeste de lhesdartantosdescendentesquantasestrelas há no céu. Lembratambémqueprometestequedariasaosseusdescendentestodaaquelaterraparaserpropriedadedelesparasempre.
19QuandoMoiséschegouperto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, queestavadançando, e ficoufurioso. Ali, ao pé do monte, elejogou no chão as placas de pedraqueestavacarregando e quebrou-as.
20Entãopegou o bezerro de ouroqueeleshaviamfeito, queimou-o no fogo e o moeuatévirar pó e espalhou o pó na água. Em seguidamandouque o povo de Israelbebessedaquelaágua.
26Entãoficou na entrada do acampamento e disse: — Quemestiver do lado de Deus, o SENHOR, quechegueatéaqui! Entãotodos os levitas se reuniram em volta de Moisés,27 e eledisse: — O SENHOR, o Deus do povo de Israel, mandaquecada um de vocêspegue a suaespada e vá peloacampamento, de ponta a ponta, matando os seusparentes, os seusamigos e os seusvizinhos.
29Moisésdisseaoslevitas: — Hojevocêsmataram os seusfilhos e os seusirmãos e assim se consagraramcomosacerdotespara o serviço de Deus, o SENHOR. E, porquevocêsfizeramisso, Deuslhesdeuhojeumabênção.
30 No diaseguinteMoisésdisse ao povo: — Vocêscometeram um pecadohorrível. Porémagoravousubiroutravez o monteparafalarcom o SENHOR. Talvez eu consigaqueeleperdoe o pecado de vocês.
34Agora vá e leve o povopara o lugarque eu mandei. Lembreque o meuAnjoguiarávocê. Porém já estáchegando o tempo em quevoucastigarestepovopeloseupecado.
Nenhum comentário ainda.