1Quando o povoviuqueMoisésdemorava a descer do monte, reuniu-se ao redor de Arão e disse: “Tomeumaprovidência! Façaparanósdeusesquenosguiem. Nãosabemos o queaconteceucomesseMoisés, quenostrouxe da terra do Egitopara cá”.
4Elerecebeu o ouro, derreteu-o e trabalhounele, dando-lhe a forma de um bezerro. Quando o povoviu o bezerro, começou a exclamar: “Ó Israel, estessão os seusdeusesque o tiraram da terra do Egito!”.
8Como se desviaramdepressa do caminhoque eu lheshaviaordenado! Derreteramouro e fizeram um bezerro, curvaram-se diantedele e lheofereceramsacrifícios. Dizem: ‘Ó Israel, estessão os seusdeusesque o tiraram da terra do Egito!’”.
11Moisés, porém, tentouapaziguar o SENHOR, seuDeus. “Ó SENHOR!”, exclamouele. “Porqueestástãoiradocomteuprópriopovo, quetiraste do Egitocomtãograndepoder e mãoforte?
12Porquedeixar os egípciosdizerem: ‘O Deusdeles os resgatoucom a má intenção de exterminá-losnosmontes e apagá-los da face da terra’? Deixa de ladotuairaardente! Arrepende-te quanto a estacalamidadeterrívelqueameaçasteenviarsobreteupovo!
13Lembra-te dosteusservosAbraão, Isaque e Jacó. Assumiste um compromissocomelespormeio de juramento, dizendo: ‘Tornareiseusdescendentestãonumerososquanto as estrelas do céu. Eu lhesdareitodaestaterraquelhesprometi, e eles a possuirãoparasempre’.”
19Quando se aproximaram do acampamento, Moisésviu o bezerro e as danças e ficoufurioso. Jogou as tábuas de pedra no chão e as despedaçou ao pé do monte.
26Portanto, colocou-se à entrada do acampamento e gritou: “Todosqueestiverem do lado do SENHOR, venhamatéaqui e juntem-se a mim!”. E todos os levitas se reuniram ao redordele.
27Moiséslhesdisse: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Cada um de vocêspeguesuaespada e vão e voltem de umaextremidade à outra do acampamento. Matemtodos, atémesmoseusirmãos, amigos e vizinhos’”.
29EntãoMoisésdisseaoslevitas: “Hojevocês se consagrarampara o serviço do SENHOR, poislheobedecerammesmoquandotiveram de matarseusprópriosfilhos e irmãos. Hojevocêsreceberamdeleumabênção”.
30 No diaseguinte, Moisésdisse ao povo: “Vocêscometeram um pecadoterrível, mas eu subirei ao monte e me encontrareicom o SENHORoutravez. Talvez eu consigafazerexpiaçãoporestepecado!”.
34Agora vá e leve o povo ao lugar do qual eu lhefalei. Veja, meuanjoirá à suafrente. E, no dia do acerto de contas, certamente eu castigareiestepovopelopecadoquecometeram”.
Nenhum comentário ainda.