7Jacótevegrandemedo e sentiu-se deverasangustiado. Entãodividiu em doisexércitos os homensque o acompanhavam, comotambém as ovelhas, cabras, bois e camelos,8poisassimplanejou: “Se Esaúvier e concentrarseuataque em um dosgrupos, o outroteráchance de escapar!”
9Então, Jacóorou: “Ó Deus de meupaiAbraão, Deus de meupaiIsaque, ó SENHORque me orientaste: ‘Retorna à tuaterra e à tuaparentela e Eu te fareiprosperar’:10Reconheçoquenãosoudigno de toda a bondade e lealdademisericordiosacomquetenstratado o teuservo. Eu nãotinhasenão um cajadoparaatravessar o Jordão, e agorapossoformardoisexércitos!
12Foste tu, comefeito, quedisseste: ‘Eu te cumularei de bênçãos e tornarei a tuadescendênciacomo a areia do mar, que se nãopodecontar, de tãonumerosa.’”
13Assim, depois de passaralimesmo a noite, separouentreseusrebanhos um presenteparaoferecer a seuirmãoEsaú:14 Um presente de duzentascabras e vintebodes, duzentasovelhas e vintecarneiros,15trintafêmeas de camelocomseusfilhotes, quatrovacas e deztouros, vintejumentas e dezjumentos.
16Jacódividiutodosessesanimais em grupos, e pôs um servoparatomarconta de cadarebanho. E deu a seguinteordem: “Ideadiante de mim e deixaiespaçoentre os rebanhos!”
17 Ao primeirodeuestaordem: “QuandomeuirmãoEsaú te encontrar e te indagar: ‘De quem és? Paraondevais? A quempertence o queestáadiante de ti?’ –18responderás: ‘É de teuservoJacó, é um presenteoferecido a Esaú, meusenhor, e elemesmochegaráatrás de nós!’”
19Assim, Jacódeu a mesmainstrução ao segundo e ao terceiro e a todos os quecaminhavamatrásdosrebanhosqueseriamentregues: “Eis”, disseele, “comofalareis a Esaúquando o encontrardes,20 e declarareis: ‘TeuservoJacó, elemesmo, chegaráatrás de nós!’” Em verdade, diziaJacópara si mesmo: ‘Eu aplacarei a ira de Esaúcom o presenteque me antecede, em seguida, me apresentarei a ele, e talvez me conceda a graça da paz!”
23Assimque as pessoaspassaram, Jacófezquetambématravessasse o riotudo o quelhepertencia;24entretanto, ficouparatrás, sozinho. Entãochegou um homemque se pôs a lutarcomeleaté o raiar da alvorada.
32Poressemotivo os descendentes de Israel, atéhoje, nãocomem o músculoligado à junta do quadrildosanimais, porquantoEleferiu a Jacó na articulação da coxa, no nervociático.
Nenhum comentário ainda.