1Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra-te duastábuas de pedra, como as primeiras; e eu escrevereinastábuas as mesmaspalavrasqueestavamnasprimeirastábuas, que tu quebraste.
4Então, elelavrouduastábuas de pedra, como as primeiras; e levantou-se Moiséspelamanhã de madrugada e subiu ao monteSinai, como o SENHORlhetinhaordenado; e tomou as duastábuas de pedra na suamão.
6Passando, pois, o SENHORperante a suaface, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deusmisericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;7queguarda a beneficência em milhares; queperdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpadonãotemporinocente; quevisita a iniquidadedospaissobre os filhos e sobre os filhosdosfilhosaté à terceira e quartageração.
8 E Moisésapressou-se, e inclinou a cabeça à terra, e encurvou-se,9 e disse: Senhor, se agoratenhoachadograçaaosteusolhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porqueeste é povoobstinado; porémperdoa a nossainiquidade e o nossopecado e toma-nospelatuaherança.
10Então, disse: Eisque eu faço um concerto; fareidiante de todo o teupovomaravilhasquenuncaforamfeitas em toda a terra, nementregentealguma; de maneiraquetodoestepovo, em cujomeio tu estás, veja a obra do SENHOR; porquecoisaterrível é o quefaçocontigo.
11Guarda o que eu te ordenohoje; eisque eu lançarei de diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus.
14Porque te nãoinclinarásdiante de outrodeus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deuszeloso é ele;15paraquenãofaçasconcertocom os moradores da terra, e não se prostituamapós os seusdeuses, nemsacrifiquemaosseusdeuses, e tu, convidadodeles, comasdosseussacrifícios,16 e tomesmulheresdassuasfilhaspara os teusfilhos, e suasfilhas, prostituindo-se após os seusdeuses, façamquetambémteusfilhos se prostituamapós os seusdeuses.
18 A FestadosPãesAsmosguardarás; setediascomeráspãesasmos, como te tenhoordenado, ao tempoapontado do mês de abibe; porque no mês de abibesaíste do Egito.
19Tudo o queabre a madremeu é; atétodo o teugado, quesejamacho, abrindo a madre de vacas e de ovelhas;20 o burro, porém, queabrir a madre, resgataráscom um cordeiro; mas, se o nãoresgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todoprimogênito de teusfilhosresgatarás. E ninguémaparecerávaziodiante de mim.
23Trêsvezes no ano, todomachoentre ti apareceráperante o SenhorJEOVÁ, Deus de Israel;24porque eu lançarei as nações de diante de ti e alargarei o teutermo; ninguémcobiçará a tuaterra, quandosubiresparaaparecertrêsvezes no anodiante do SENHOR, teuDeus.
28 E esteveMoisésalicom o SENHORquarentadias e quarentanoites; nãocomeupão, nembebeuágua, e escreveunastábuas as palavras do concerto, os dezmandamentos.
29 E aconteceuque, descendoMoisés do monteSinai (e Moiséstrazia as duastábuas do Testemunho em suamão, quandodesceu do monte), Moisésnãosabiaque a pele do seurostoresplandecia, depoisque o SENHORfalaracomele.
35Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés e queresplandecia a pele do rosto de Moisés; e tornavaMoisés a pôr o véusobre o seurosto, atéqueentravaparafalarcomele.
Nenhum comentário ainda.