1 E disse o Senhor a Moisés: Lavra-te duastábuas de pedracomo as primeiras, e escrevereisobreestastábuas as palavrasqueestavamnasprimeirastábuas, quequebraste.
4 E elelavrou as duastábuas de pedracomo as primeiras. E Moiséslevantou-se de manhãcedo, e subiu ao monteSinai, conforme o Senhorlheordenara, e tomou em suasmãos as duastábuas de pedra.
6 E o Senhorpassoudiantedele e proclamou: O Senhor, O SenhorDeus, misericordioso e gracioso, longânimo e grande em bondade e verdade,7queguarda a misericórdia em milhares, perdoando a iniquidade e a transgressão e o pecado, e que de formaalgumainocenta o culpado, e quevisita a iniquidadedospaissobre os filhos, e sobre os filhosdosfilhos, até a terceira e quartageração.
9 E eledisse: Se agoraencontreigraçaaosteusolhos, ó Senhor, que o meuSenhor, rogo- te, vá entrenós, pois é um povoobstinado; e perdoa a nossainiquidade e o nossopecado, e toma-nospelatuaherança.
10 E eledisse: Eisquefaço um pacto; diante de todo o teupovofareimaravilhas, taisqueaindanãoforamfeitas em toda a terra, nem em qualquernação. E todo o povoentre o qual tu estásverá a obra do Senhor; porquecoisaterrível é o quefaçocontigo.
14Porquenãoadorareis a outrodeus, porque o Senhor, cujonome é Ciumento, é um Deusciumento,15paraquenãofaçaspactocom os habitantes da terra, e elesnão se prostituamapós os seusdeuses e façamsacrifíciosaosseusdeuses, e te convidem, e tu comas do seusacrifício,16 e tomesdassuasfilhaspara os teusfilhos, e as suasfilhas se prostituamapós os seusdeuses, e façamteusfilhos se prostituíremapós os seusdeuses.
18 A festadospãessemfermentoguardarás. Setediascomeráspãosemfermento, como te ordenei, no tempo do mês de abibe, porque no mês de abibesaíste do Egito.
20Mas o primogênito de um jumentoresgataráscom um cordeiro; e se não o resgatares, entãoquebrarás o seupescoço. Todo o primogênito de teusfilhosresgatarás. E ninguémaparecerádiante de mimvazio.
24Porque eu expulsarei as nações de diante de ti e alargarei os teustermos. Nenhumhomemcobiçará a tuaterra, quandosubiresparaaparecerdiante do SenhorteuDeus, trêsvezesporano.
28 E eleestevealicom o Senhorquarentadias e quarentanoites; nãocomeupão, nembebeuágua. E eleescreveusobre as tábuas as palavras do pacto, os dezmandamentos.
29 E ao descerMoisés do monteSinai, as duastábuas do testemunhoestavam na mão de Moisésquandodesceu do monte, nãosabiaMoisésque a pele da suafaceresplandeciadepoisque o Senhorfalaracomele.
35 E os filhos de Israelviam a face de Moisés, e que a pele da suafaceresplandecia. E Moiséscolocavanovamente o véusobre a suaface, atéqueentravaparafalarcomele.
Nenhum comentário ainda.