1ASSIMtrabalharamBezalel e Aoliabe, e todo o homemsábio de coração, a quem o SENHORderasabedoria e inteligência, parasabercomohaviam de fazertoda a obrapara o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHORtinhaordenado.
2EntãoMoiséschamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homemsábio de coração, em cujocoração o SENHORtinhadadosabedoria; a todoaquele a quem o seucoraçãomoveu a se chegar à obraparafazê-la.
3Estesreceberam de Moiséstoda a ofertaalçada, quetrouxeram os filhos de Israelpara a obra do serviço do santuário, parafazê-la, e aindaeleslhetraziamcadamanhãofertasvoluntárias.
4 E vieramtodos os sábios, quefaziamtoda a obra do santuário, cada um da obraquefazia,5 E falaram a Moisés, dizendo: O povotrazmuitomais do quebastapara o serviço da obraque o SENHORordenou se fizesse.
6EntãomandouMoisésqueproclamassemportodo o arraial, dizendo: Nenhumhomem, nemmulher, façamaisobraalgumapara a ofertaalçada do santuário. Assim o povofoiproibido de trazermais,7Porquetinhammaterialbastanteparatoda a obraquehavia de fazer-se, e aindasobejava.
8Assimtodo o sábio de coração, entre os quefaziam a obra, fez o tabernáculo de dezcortinas de linhofinotorcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, comquerubins; da obramaisesmerada as fez.
12 Cinqüenta laçadasfeznumacortina, e cinqüenta laçadasfeznumaextremidade da cortina, que se ligavacom a segunda; estaslaçadaseramcontrapostasuma a outra.
16 E uniucincocortinas à parte, e outrasseis à parte,17 E fez cinqüenta laçadas na borda da últimacortina, na juntura; tambémfez cinqüenta laçadas na borda da cortina, na outrajuntura.
23Assim, pois, fez as tábuaspara o tabernáculo; vintetábuaspara o ladoque dá para o sul;24 E fezquarentabases de pratadebaixodasvintetábuas; duasbasesdebaixo de umatábua, para as suasduascavilhas, e duasdebaixo de outra, para as suasduascavilhas.
25Tambémfezvintetábuas ao outrolado do tabernáculo, do ladonorte,26Com as suasquarentabases de prata; duasbasesdebaixo de umatábua, e duasbasesdebaixo de outratábua.
28Feztambémduastábuaspara os cantos do tabernáculonosdoislados,29 As quaisporbaixoestavamjuntas, e também se ajuntavamporcimacomumaargola; assimfezcomambasnosdoiscantos.
31Feztambémtravessas de madeira de acácia; cincopara as tábuas de um lado do tabernáculo,32 E cincotravessaspara as tábuas do outrolado do tabernáculo; e outrascincotravessaspara as tábuas do tabernáculo do ladoocidental.
37Feztambémpara a porta da tenda o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linhofinotorcido, da obra do bordador,38Com as suascincocolunas e os seuscolchetes; e as suascabeças e as suasmoldurascobriu de ouro; e as suascincobaseseram de cobre.
Nenhum comentário ainda.