1Assim, trabalharamBezalel, e Aoliabe, e todohomemsábio de coração a quem o SENHORderasabedoria e inteligência, parasaberemcomohaviam de fazertodaobrapara o serviço do santuário, conformetudo o que o SENHORtinhaordenado.
2PorqueMoiséschamara a Bezalel, e a Aoliabe, e a todohomemsábio de coração em cujocoração o SENHORtinhadadosabedoria, isto é, a todoaquele a quem o seucoraçãomoveraque se chegasse à obraparafazê-la.
3Tomaram, pois, de diante de Moiséstodaofertaalçadaquetrouxeram os filhos de Israelpara a obra do serviço do santuário, parafazê-la; e, ainda, eleslhetraziamcadamanhãofertavoluntária.
4 E vieramtodos os sábiosquefaziamtoda a obra do santuário, cada um da obraquefazia,5 e falaram a Moisés, dizendo: O povotrazmuitomais do quebastapara o serviço da obraque o SENHORordenou se fizesse.
6Então, mandouMoisésquefizessempassarumavozpeloarraial, dizendo: Nenhumhomemnemmulherfaçamaisobraalgumapara a ofertaalçada do santuário. Assim, o povofoiproibido de trazermais,7porquetinhammaterialbastanteparatoda a obraquehavia de fazer-se, e aindasobejava.
8Assim, todosábio de coração, entre os quefaziam a obra, fez o tabernáculo de dezcortinas, de linhofinotorcido, e de panoazul, e de púrpura, e de carmesim, comquerubins; da obramaisesmerada, as fez.
16 E eleuniucincocortinas à parte, e seiscortinas à parte,17 e fezcinquentalaçadas na borda da últimacortina do agrupamento; tambémfezcinquentalaçadas na borda da cortina do outroagrupamento.
23Assim, pois, fez as tábuaspara o tabernáculo; vintetábuaspara a banda do sul;24 e fezquarentabases de pratadebaixodasvintetábuas; duasbasesdebaixo de umatábuapara as suasduascoiceiras e duasbasesdebaixo de outratábuapara as suasduascoiceiras.
25Tambémfezvintetábuas ao outrolado do tabernáculo da banda do norte,26com as suasquarentabases de prata; duasbasesdebaixo de umatábua e duasbasesdebaixo de outratábua.
28Feztambémduastábuaspara os cantos do tabernáculoaosdoislados,29 as quaisestavamjuntasdebaixo e também se ajuntavamporcimacomumaargola; assimfezcomelasambasnosdoiscantos.
31Feztambémbarras de madeira de cetim; cincopara as tábuas de um lado do tabernáculo,32 e cincobarraspara as tábuas do outrolado do tabernáculo; e outrascincobarraspara as tábuas do tabernáculo de ambas as bandas do ocidente.
37Feztambémpara a porta da tenda o véu de panoazul, e de púrpura, e de carmesim, e de linhofinotorcido, da obra de bordador,38com as suascincocolunas e os seuscolchetes; e as suascabeças e as suasmoldurascobriu de ouro; e as suascincobaseseram de cobre.
Nenhum comentário ainda.