1Assim, Bezalel, Aoliabe e todos os homens de coraçãosábio, a quemYahwehconcedeuextraordináriotalento e habilidadeparafazeremtoda a obra de construção do santuário, realizaramtodo o trabalho, precisamente de acordocom o queSENHORorientou!”
2Moisésconvocou, pois, a Bezalel e Aoliabe e a todos os homenscapazes a quem o SENHORabençoaracomsabedoria, a todoscujocoração os impelia a cooperarcomentusiasmo na realização da obra.
3Assim, na presença de Moisés, elesreceberamtodas as ofertasque o povoisraelitahaviatrazidopara a construção do santuário. E as pessoascostumavamtrazersuasdoaçõesvoluntariamente, manhãapósmanhã.
4Poressemotivo, todos os artesãostalentososquetrabalhavam no santuáriotiveram de interromperseusafazeres5solicitar a Moisés: “Vede! O povoestátrazendomuitomais do que o necessáriopararealizar a obraqueYahwehordenouque se fizesse!”
6EntãoordenouMoisés, e suaorientaçãofoiproclamada em todo o acampamento, dizendo: “Nenhumhomem ou mulherdeveráfazermaisobjetoalgumparaseroferecido à construção do santuário”. E dessamaneira, o povofoiimpedido de trazermaiscontribuições,7porquanto o que já haviamrecebidoeramaisquesuficientepararealizartoda a obra, e sobejava.
8 Os artistasmaistalentosos e habilidosos, dentretodos os quetrabalhavam na obra, levantaram o Tabernáculocomdezcortinasinternas de linhofinotrançado e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, comfiguras de querubinsbordadossobreeles.
9 O comprimento de cadacortinaera de dozemetros e sessentacentímetros e um metro e oitentacentímetros de largura; umaúnicamedidaparatodas as cortinasinternas.
11Fizeramlaçadas de lã azul-celeste ao longo da borda da últimacortinainterna do primeiroconjunto de cortinasinternas, fazendo o mesmocom o segundoconjunto.
21Cadaarmaçãotinhaquatrometros e meio de comprimentoporsetentacentímetros de largura,22comdoisencaixesparalelos um ao outro. Assim, todas as armações do Tabernáculoforamfeitascomtábuas de madeira de acácia.
23Produziramtambémvintearmaçõespara o ladosul do Tabernáculo24 e quarentabases de prataparaseremassentadasdebaixodelas; duasbasesparacadaarmação de tábua, umadebaixo de cadaencaixe.
25Fizeram, para o segundolado do Tabernáculo, para o norte, vintetábuas e quarentabases de prata:26duasbasesdebaixo de umatábua e duasbasesdebaixo da outratábua.
31Fizeramtambémtravessões de madeira de acácia,32cincopara as tábuas do primeirolado do Tabernáculo, cincopara as tábuas do segundolado do Tabernáculo e cincopara as tábuas do fundo do Tabernáculo, do lado do mar.
37Para a entrada da Tendaconfeccionaramumacortina de linhofinotrançado e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, tambémobra de arte de bordador,38comsuascincocolunas e respectivosganchos. Revestiram de ouro as partessuperior e lateraldascolunas e fizeram de bronzesuascincobases.
Nenhum comentário ainda.