2Estassão as gerações de Jacó: SendoJosé de dezesseteanos, apascentava as ovelhascomseusirmãos; e estavaestejovemcom os filhos de Bila e com os filhos de Zilpa, mulheres de seupai; e Josétraziauma má famadeles a seupai.
6 E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, estesonho, quetenhosonhado:7Eisqueestávamosatandomolhos no meio do campo, e eisque o meumolho se levantava e tambémficava em pé; e eisque os vossosmolhos o rodeavam e se inclinavam ao meumolho.
8Então, lhedisseramseusirmãos: Tu, pois, deverasreinarássobrenós? Tu deverasterásdomíniosobrenós? Porisso, tantomais o aborreciamporseussonhos e porsuaspalavras.
10 E, contando-o a seupai e a seusirmãos, repreendeu-o seupai e disse-lhe: Quesonho é estequesonhaste? Porventuraviremos eu, e tuamãe, e teusirmãos a inclinar-nosperante ti em terra?
14 E elelhedisse: Ora, vai, e vê comoestãoteusirmãos e comoestá o rebanho, e traze-me resposta. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e Joséveio a Siquém.
22TambémlhesdisseRúben: Nãoderrameissangue; lançai-o nestacovaqueestá no deserto e nãolanceismãosnele; paralivrá-lo dassuasmãos e paratorná-lo a seupai.
25Depois, assentaram-se a comerpão, e levantaram os olhos, e olharam, e eisqueumacompanhia de ismaelitasvinha de Gileade; e seuscamelostraziamespeciarias, e bálsamo, e mirra; e iamlevarisso ao Egito.
28Passando, pois, os mercadoresmidianitas, tiraram, e alçaram a José da cova, e venderamJoséporvintemoedas de prataaosismaelitas, os quaislevaramJosé ao Egito.
29Tornando, pois, Rúben à cova, eisqueJosénãoestava na cova; então, rasgou as suasvestes,30 e tornou a seusirmãos, e disse: O moçonãoaparece; e, eu, aondeirei?
32 E enviaram a túnica de váriascores, e fizeramlevá-la a seupai, e disseram: Temosachadoestatúnica; conheceagora se estaserá ou não a túnica de teufilho.
35 E levantaram-se todos os seusfilhos e todas as suasfilhas, para o consolarem; recusou, porém, serconsolado e disse: Na verdade, comchorohei de descer ao meufilhoaté à sepultura. Assim, o chorouseupai.
Nenhum comentário ainda.