2Esta, portanto, é a história da família de Jacó; quandoJosé, seufilho, tinhadezesseteanos, pastoreava os rebanhos de ovelhas e cabrascomseusirmãos. Cooperavacom os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seupai. Entretanto, Josécompartilhavacomseupaisobre a má fama de seusirmãos.
4Seusirmãosperceberamqueseupai o amavamais do que a todos os seusoutrosfilhos e odiaram-no, tornaram-se tãoinvejososquenãoconseguiammaislhefalar de maneiraamigável.
7Pareceu-me queestávamosatandofeixesnoscampos, e eisquemeufeixe se levantou e ficou em pé, e vossosfeixes o rodearam e se prostraramdiante do meufeixe”.
8Seusirmãoslheindagaram: “Queresacasogovernar-noscomorei ou dominar-noscomosenhor?” E eles o odiaramaindamais, porcausa de seussonhos e de suasintenções.
9DepoisJoséteveainda um outrosonho, e o contoudestemodo a seusirmãos: “Tiveaindaoutrosonho, destavez o sol, a lua e onzeestrelas se curvavamdiante de mim!”
10Assimquenarrou o sonho a seupai e seusirmãos, o pairepreendeu-o comestaspalavras: “Quesonhofoiessequetiveste? Iríamostodosentão, eu, a mãe de teusirmãos e cada um deles, prostrar-nos, rosto em terra, diante da tuapresença?”
13Então, Israelperguntou a José: “Nãoapascentamteusirmãosnossosrebanhos em Siquém? Vem, vouenviar-te a eles.” E eleprontamenterespondeu: “Eis-me aqui!”
14 E prosseguiuJacó: “Vai, então, vercomoestãoteusirmãos e os rebanhos, e traze-me notícias!” Ele o enviouquandoestava no vale de Hebrom. MasJosé se perdeuquandoestavapróximo de Siquém;15 um homem o encontrouvagueandopeloscampos e lheindagou: “Queprocuras?”
17Então, o homeminformou-lhe: “Eleslevantaramacampamentodaqui. Eu os ouvidizer: ‘VamosparaDotã!’” Assim, Josépartiu à procura de seusirmãos e os encontrou em Dotã.
22AfirmouRúben: “Nãoderrameissanguehumano! Lançai-o nestepoço, aqui no deserto, masnãoponhais a mãosobreelepara o ferir!” ElesomentedisseraassimparalivrarJosédasmãosdeles e, assimquepossível, restituí-lo a seupai.
25Depoissentaram-se paracomer. Entretanto, ao erguerem os olhos, eisqueviramumacaravana de ismaelitasquevinha de Gileade. Seuscamelosvinhamcarregados de especiarias, bálsamo e mirra, queestavamtransportandopara o Egito.
29Entrementes, quandoRúbenretornou à cisterna, eisqueJosénãoestavamaisali! Então, enfurecido, rasgousuasvestes30 e, saindo ao encontro de seusirmãos, desabafou: “O rapaznãoestámais lá! E eu, aondeirei?”
35Todos os seusfilhos e filhas se achegaramparaoferecer-lheconsolo, contudoelerecusoutoda e qualquerconsolação, e declarou: “Não! É em lutoquedescerei ao Sheolpara me encontrarcommeufilho!” E continuou a chorar a perda de seufilhoJosé.
Nenhum comentário ainda.