1Fez um altar de madeira de acáciaparaoferecer a oferta de elevação, chamadoaltardosholocaustos, com as seguintesmedidas: um metro e trinta e cincocentímetros de altura; e, comoeraquadrado, comdoismetros e vinte e cincocentímetros de cadalado.
6 De madeira de acáciafezessasvaras, revestiu-as de bronze e7colocou-as na argolas de bronze, fixadasnosdoislados do altar, a fim de que o pudessemlocomover. O altarera, portanto, oco e feito de tábuas.
8Fezumabacia e suabasecombronzepolido, o mesmopolimentocomque se conseguiamfazer os espelhos de bronzeusadospelasmulheresqueserviam à entrada da tenda da presença de Deus, chamada de Tenda do Encontro ou da Reunião.
9Construiutambém o átrio. O ladosul, para o Neguebe, tinhaquarenta e cincometros de comprimento e cortinasexternas de linhofinotrançado,10comvintecolunas e vintebases de bronze, com os ganchosdascolunas e suasvergas de prata.
11 O ladonorteigualmentemediaquarenta e cincometros de comprimento, comvintecolunas e vintebases de bronze. Também os ganchos e as ligadurasdascolunaseram de prata.
12 O ladoocidental, do mar, comsuascortinasexternas, mediamvinte e doismetros e meio de largura, comdezcolunas e dezbases, comganchos e vergas de pratanascolunas.
14Haviacortinas de seismetros e setenta e cincocentímetros de comprimento em um doslados da entrada, comtrêscolunas e trêsbases,15 e cortinas de seismetros e setenta e cincocentímetros de comprimento no outrolado da entrada do átrio, tambémcomtrêscolunas e trêsbases.
17 As basesdascolunaseram de bronze. Os ganchos, todos os suportes e a partesuperiordascolunaseram de prata. E todos os postesqueserviamcomocolunas do átrioeramunidosporsuportestambém de prata.
18 Na entrada do átrio, o grandepátio, haviaumacortina de linhofinotrançado e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, obra de arte de bordador. Tinhanovemetros de comprimento e, à semelhançadasdemaiscortinas do átrio, mediadoismetros e vinte e cincocentímetros de altura,19comquatrocolunas e quatrobases de bronze. E todo o revestimento de seusganchos e vergasera de prata, assimcomo o topodospostesquefuncionavamcomocolunas.
21Eis a prestação de contas do materialempregado no Tabernáculo, a Tenda da Aliança, registradaporordem de Moiséspeloslevitas, sobdireção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
23ComeleestavaAoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, artesão e projetista, e tambémhábil em desenharfiguraspormeio do bordadosobrelinhofino, os quaissabiatecercomfios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim.
24 O total do ouroempregado na obra, entretodos os trabalhos de arte do santuário, ouroestequeprovinhadasmuitasofertas de todo o povo, foi o equivalente a umatonelada, combase no pesopadrão do santuário.
25 O peso da pratarecebidadosqueforamcontados no recenseamento da comunidadefoisuperior a trêstoneladas e meia, igualmentecombase no pesopadrão do santuário:26seisgramasparacada um dosrecenseados, querdizer, paraseiscentos e trêsmil, quinhentos e cinquentahomens de vinteanos de idadeparacima.
27 As trêstoneladas e meia de prataforamusadasparafundir as bases do santuário e do véu: cembasesfeitasdastrêstoneladas e meia, trinta e cincoquilosusados em cadabase.
28Vintequilos e trezentosgramasforamutilizadosparafazer os ganchospara os posteserguidos em forma de coluna, pararevestir as partessuperioresdessascolunas e fazersuasvergas.
30Comessebronzefez as bases da entrada da Tenda do Encontro, o altar de bronze, suagrelha e todos os acessórios do altar,31 as bases do átrio ao redor, as bases da porta do átrio e todos os pregos e estacasutilizados no Tabernáculo e em toda a área do átrio.
Nenhum comentário ainda.