1Ora, clamoualiumacertamulherdasesposasdosfilhosdosprofetas a Eliseu, dizendo: O teuservo, o meumarido, estámorto; e tu sabesque o teuservo, verdadeiramente, temia o Senhor; e o credorveioparalevarconsigo os meusdoisfilhosparaseremservos.
4 E, quando tu entrares, fecharás a portadiante de ti e diantedosteusfilhos, e derramarásdentro de todos os vasos, e tu porás de ladoaquelequeestivercheio.
8 E ocorreu, um dia, queEliseupassouatéSuném, ondeestavaumamulherinfluente; e ela o constrangeu a comerpão. E assimfoi, que, todavezqueeleporalipassava, eleparaali se desviava e entravaparacomerpão.
10Façamosumapequenacâmara, rogo-te, na parede; e coloquemosaliparaeleumacama, e umamesa, e um banco, e um candelabro; e será, quandoelevieraténós, paraqueelepossaparaali se desviar.
13 E elelhedisse: Dizagora a ela: Eisque tu tenssidocuidadosaparaconoscocomtodoestecuidado; o que há de serfeitopor ti? Desejarias tu serrecomendada ao rei, ou ao capitão do exército? E elarespondeu: Eu habito no meio do meuprópriopovo.
16 E eledisse: Porvoltadestetempo, segundo o tempo da vida, tu abraçarás um filho. E eladisse: Não, meusenhor, tu, homem de Deus, nãomintas à tuacriada.
25Assim, elafoi e chegouaté ao homem de Deus no MonteCarmelo. E sucedeque, quando o homem de Deus a viu ao longe, eledisse a Geazi, o seuservo: Eisqueacoláestáaquelasunamita;26correagora, rogo-te, paraencontrá-la, e diz a ela: Estábemcontigo? Estábemcom o teumarido? Estábemcom o filho? E elarespondeu: Estábem.
27 E quandoelachegouaté ao homem de Deus no outeiro, ela o agarroupelospés; masGeazi se aproximouparaafastá-la. E o homem de Deusdisse: Deixa-a por si; porque a suaalmaestáatormentadadentrodela; e o Senhorocultouisso de mim, e não me contou.
29Então, eledisse a Geazi: Cinge os teuslombos, e toma o meubordão na tuamão, e vaipeloteucaminho; se tu encontraresqualquerhomem, não o saúdes; e se algum te saudar, não o respondas de volta; e deita o meubordãosobre a face da criança.
31 E Geazipassouadiantedeles, e pôs o bordãosobre a face da criança; porémnãohouvenemvoz, nemaudição. Porquantoelefoi, novamente, encontrá-lo e lhecontou, dizendo: O meninonãoestáacordado.
34 E elesubiu, e deitou-se sobre a criança, e pôs a suabocasobrebocadele, e os seusolhossobre os olhosdele, e as suasmãossobre as mãosdele; e estendeu-se sobre a criança; e a carne da criançaficoumorna.
35Depois, eleretornou e andou de um ladopara o outrodentro da casa; e subiu, e estendeu- se sobreele; e a criançaespirrousetevezes, e a criançaabriu os seusolhos.
38 E Eliseuvoltou, novamente, a Gilgal; e houveumafome na terra; e os filhosdosprofetasestavamassentadosdiantedele; e eledisse ao seuservo: Prepara a panelagrande e cozinhaumasopapara os filhosdosprofetas.
39 E um saiu ao campoparacolherervas, e encontrouumaparrabrava, e delacolheucabaçasbravasqueencheram o seuregaço, e veio e as desfiou na panela de sopa; porqueelesnão as conheciam.
40Assim, elesderramaramparaque os homenscomessem. E sucedeu, enquantoelesestavamcomendo a sopa, queelesgritaram e disseram: Ó tu homem de Deus, há morte na panela. E elesnãopuderamdelacomer.
42 E veioali um homem de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deuspãodasprimícias, vintebolos de cevada, e espigascheias de milho na suapalha. E eledisse: Dá ao povoparaquepossacomer.
43 E o seuservodisse: Comodeverei eu pôristodiante de umacentena de homens? Eledissenovamente: Dá ao povo, paraquepossacomer; porqueassimdiz o Senhor: Elescomerão, e deixarãosobra.
Nenhum comentário ainda.