2Porisso o SENHORdeixouqueIsraelfossedominadoporJabim, rei de Canaã, quereinava em Hazor. Sísera, comandante do exército de Jabim, habitava em Harosete-Hagoim.
5Ela se sentavadebaixo de umapalmeiraqueveio a serconhecidacomo a “Palmeira de Débora” entreRamá e Betel, na regiãomontanhosa de Efraim. Ali os israelitas a procuravampararesolver as suasquestões.
6DéboramandouchamarBaraque, filho de Abinoão, quemorava em Quedes, no território de Naftali, e disse: “O SENHOR, o Deus de Israel, mandouvocêreunirdezmilhomensdastribos de Naftali e de Zebulom e ir comesseexército ao monteTabor.
7Elefaráque o poderosoexército de Jabim, sob o comando de Sísera, comtodos os seuscarros e tropas vá atacá-lo, próximo ao ribeiroQuisom. Ali o SENHOR os entregará em suasmãos”.
9 “Estábem”, respondeuela, “ireicomvocê; masfiquesabendoquequemvaificarcom a honra de vencerSíseranãoserávocê. Porque o SENHORentregaráSíseranasmãos de umamulher”. E DéborafoicomBaraque a Quedes.
11AcontecequeHéber, o queneu (os queneuseramdescendentes de Hobabe, sogro de Moisés), havia se separado do restante do grupo de famílias a quepertencia, e tinhaarmado as suastendasaté o carvalho de Zaanim, junto a Quedes.
12Quandocontaram ao generalSíseraque o exércitocomandadoporBaraque, filho de Abinoão, estavaacampado no monteTabor,13elereuniutodo o exército, com os novecentoscarros de ferro, e marchou de Harosete-Hagoimpara o ribeiroQuisom.
14Disse, pois, Débora a Baraque: “Chegou a hora de entrar em ação! Este é o dia em que o SENHORentregouSísera em suasmãos. O SENHORestáindo na frente!” EntãoBaraque e os dezmilsoldados de Israeldesceram do monteTaborpara a batalha.
16Baraque e os seussoldadosperseguiram os homens e os carros de guerradosinimigosatéHarosete-Hagoim, e destruíram o exércitointeiro ao fio da espada. Nãoescapou um só homem!
17Enquantoisso, Síserafugiu a pé para a tenda de Jael, mulher do queneuHéber, poishaviapazentreJabim, rei de Hazor, e o grupo de famíliaschefiadasporHéber.
18Jaelsaiu ao encontro de Sísera, e disse: “Venhapara a minhatenda. Ali o senhorestará a salvo. Nãotenhamedo”. Eleentrou na tenda de Jael, e elacobriuSíseracomumacoberta.
19 “Estoucommuitasede”, disseele. “Porfavor, dê-me um pouco de água”. Elaabriuumavasilha de leite e o deu a Sísera e tornou a estender a cobertasobreele.
21EntãoJael, mulher de Héber, pegouumaestaca e um martelo e aproximou-se silenciosamente do lugar em queSíseradormia um sonoprofundo — porqueestavaexausto. E Jaelcravou a estacanastêmporas de Sísera. A estacaatravessou a cabeçadele e ficoufincada no chão. E assimelemorreu!
22BaraquevinhaperseguindoSísera, e Jaelfoi ao encontrodele e disse: “Venhaver o homemquevocêestáprocurando!” Elefoi, e viuSíseramorto, com a estacaatravessada na suacabeça.
Nenhum comentário ainda.