1Maisumavezumaimensamultidãoajuntou-se na praia ao redor de Jesus, quandoeleestavaensinando, e eleteve de entrarnumbarcoperto da praia e assentar-se nele, enquanto o povoficava na beira da praia.
5Outrapartecaiu em soloraso, compedrasporbaixo. A sementecresceumuitodepressa, porque a terranãoeraprofunda,6maslogomurchoudebaixo do solquente e morreu, porquenãotinharaiz.
11Elerespondeu: “A vocês é permitidosaber o mistério a respeito do Reino de Deus, masaosqueestãoforatudo é ensinadopormeio de parábolas,12conformeestáescrito: ‘Vocêsvãoouvir as minhaspalavrasmuitasvezes, masnãovãoentendê-las. Vocêsvãover, masnãoentenderão, paraquenão se voltemparamim e sejamcurados!’ ”.
15 O caminhoduro, ondeparte da sementecaiu, representa o coraçãoduro de algunsdaquelesqueouvem a mensagem de Deus; Satanásvemimediatamente e retira a palavraquefoisemeada no coraçãodeles.
17Masvistoque as raízesnãovãomuitofundo, essaspessoaspermanecemporpoucotempo. Quandosurgem os sofrimentos e as perseguiçõesporcausa da palavra, logoabandonam a fé.
18Aindaoutraspessoassãoparecidascom as sementesqueforamsemeadas no meiodosespinhos. Elasouvem as boasnovas e as recebem:19porém, quandochegam as preocupaçõesdestemundo, a ilusão da riqueza e a seduçãodascoisasboas, estascoisassufocam a mensagem de Deus no coraçãodelas, de modoquenãoproduzemfruto.
21EntãoJesuslhesperguntou: “Poracasoalguémacendeumalamparina e a põedebaixo de um cesto ou de umacama? Não se poderiavernemutilizar a luz. Umalamparina é colocada em um pedestal, parabrilhar e serútil.
27Enquanto os dias e as noites se passavam, as sementesgerminaram e cresceramsemelesabercomoissoacontecia,28pois a própriaterraproduz o fruto: primeiro, o talo, depois as espigas de trigo, e finalmente os grãosqueenchem a espiga.
31 É comoumasemente de mostarda! Emboraestasejaumadasmenoressementesque se plantam na terra,32aindaassimcresceatétornar-se umadasmaioresplantas, comramosgrandes, onde as avespodemfazerseusninhos e abrigar-se”.
38Jesusestavadormindo na popa do barcocom a cabeçanumaalmofada. Os discípulos o acordaram, bradando: “Mestre, nósestamosquasenosafogando, e o Senhornem se importa?”
Nenhum comentário ainda.