1Jesuscomeçou a ensinaroutravez na beira do lago da Galileia. A multidãoque se ajuntou em voltadeleeratãogrande, queeleentrou e sentou-se numbarcoperto da praia, onde o povoestava.
11Jesusdisse a eles: — A vocêsDeusmostra o segredo do seuReino. Maspara os queestãofora do Reinotudo é ensinadopormeio de parábolas,12paraqueolhem e nãoenxerguemnada e paraqueescutem e nãoentendam; se não, elesvoltariamparaDeus, e ele os perdoaria.
16Outraspessoassãocomo as sementesqueforamsemeadasondehaviamuitaspedras. Quandoouvem a mensagem, elas a aceitamlogocomalegria;17masdepois de poucotempoessaspessoasabandonam a mensagemporqueelanãocriouraízesnelas. E, quandoporcausa da mensagemchegam os sofrimentos e as perseguições, elaslogoabandonam a sua fé.
18Aindaoutrassãoparecidascom as sementesqueforamsemeadas no meiodosespinhos. Elasouvem a mensagem,19mas, quandoaparecem as preocupaçõesdestemundo, a ilusãodasriquezas e outrasambições, estascoisassufocam a mensagem, e elanãoproduzfrutos.
20 E existemaquelaspessoasquesãocomo as sementesqueforamsemeadas em terraboa. Elasouvem, e aceitam a mensagem, e produzemumagrandecolheita: umas, trinta; outras, sessenta; e aindaoutras, cemvezesmais do quefoisemeado.
21Jesuscontinuou: — Poracasoalguémacendeumalamparinaparacolocá-la debaixo de um cesto ou de umacama? Claroquenão! Parailuminarbem, eladevesercolocada no lugarpróprio.
32Mas, depois de semeada, crescemuitoatéficar a maior de todas as plantas. E os seusramossãotãograndes, que os passarinhosfazemninhosentre as suasfolhas.
38Jesusestavadormindo na partedetrás do barco, com a cabeçanumaalmofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: — Mestre! Nósvamosmorrer! O senhornão se importacomisso?
Nenhum comentário ainda.